quarta-feira, 26 de setembro de 2007

'O ano em que meus pais saíram de férias' representará o Brasil no Oscar

"O ano em que meus pais saíram de férias" foi a produção escolhida para tentar uma indicação na categoria de filme estrangeiro no Oscar. A produção de Cao Hamburger derrotou o favoritismo de "Tropa de elite", que havia estreado em apenas 1 cinema de Jundiaí, antes de entrar nacionalmente em circuito, com o objetivo de concorrer à vaga.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, juntamente com uma comissão formada pelos jornalistas Ana Paula Sousa e Pedro Butcher, os cineastas Hector Babenco e Bruno Barreto e os críticos Rubens Ewald Filho e Leon Cakoff. Outros 17 títulos concorriam à vaga. A entrevista coletiva que anunciou o escolhido foi antecipada das 16h para as 14h. A notícia da indicação foi dada a Cao Hamburger pelo canal Globonews.

“É muito bom ter sido escolhido para representar o Brasil. Mas quero dizer que eu gosto muitos dos outros filmes que estavam concorrendo, são filmes com carreiras consistentes, e é uma honra fazer parte dessa nova onda do cinema brasileiro”, afirmou o diretor, ainda surpreso com a novidade.

Questionado se ele acredita que o filme teria chances de concorrer efetivamente, Hamburguer afirmou que pretende trabalhar o longa no exterior e que os distribuidores internacionais acreditam nas chances do longa. “Até mais que a gente”, confessou. “Independente de sermos escolhidos ou não pela Academia [para concorrer ao Oscar], é importante ter filmes de qualidade e com pegada diferente, é importante mostrar que o cinema brasileiro é bem feito e variado”, encerrou o diretor. "O ano em que meus pais saíram de férias" é o 2º longa de Hamburguer e retrata uma criança que viaja com os pais de Minas Gerais para São Paulo. Eles dizem que vão tirar férias e, por isso, deixarão Mauro (Michel Joelsas) na casa do avô (Paulo Autran, em participação especial) por um tempo. O motivo da separação temporária é que os pais de Mauro estão sendo perseguidos pelo regime militar. O pano de fundo do filme é a Copa do Mundo de 1970 e o tricampeonato da seleção brasileira de futebol.Os 5 indicados à categoria de filme estrangeiro serão anunciados no dia 22 de janeiro, e a cerimônia do Oscar ocorre em 24 de fevereiro.

Na coluna de Mônica Bergamo na "Folha de S. Paulo" de hoje, a equipe de "Tropa de Elite" acreditava que a produção teria poucas chances de indicação, por conta do argumento de que "filme violento não faz sucesso no Oscar". Já "O Ano em que meus pais saíram de férias" tem a vantagem de conter vários elementos que costumam agradar à Academia, com sua história de um garoto deixado sozinho pelos pais em fuga do regime militar brasileiros, e irá estrear nos Estados Unidos em dezembro - requisito necessário para poder concorrer ao Oscar.

Fonte: G1(Cinema)

2 comentários:

Sildelane V. M. disse...

"Un buen vino es como un buen film: dura un instante y te deja en la boca un sabor a gloria; es nuevo en cada sorbo y, como ocurre con las pel�culas, nace y renace en cada saboreador."
FELLINI, Federico

Andréa Brelaz disse...

Grata por expressar o pensamento desse grande cineasta italiano! ;-)