domingo, 12 de julho de 2009

"Estudar bastante, se esforçar e correr atrás dos seus sonhos" - Larissa Oliveira

Estudar bastante, se esforçar e correr atrás dos seus sonhos”. Com essas palavras Larissa Oliveira, 15 anos, definiu o segredo de sua vitória no Soletrando, quadro do programa Caldeirão do Huck. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, vestida com a roupa de gala que ganhou após a vitória, a menina também reconheceu a ajuda que teve das pessoas próximas. “Eu tive muito apoio da minha família, amigos e professores”, disse. A final da disputa do Soletrando aconteceu no dia 20/06 (sábado).
Foi a 1ª vez que uma garota vence a competição. A estudante do Colégio Militar de Pernambuco disputou a final com o representante do estado do Ceará, Pedro Henrique da Rocha e o também pernambucano, mas que mora no Rio de Janeiro há muitos anos, Bruno Roberto Santos. Desde que foi selecionada para o quadro, a estudante pernambucana demonstra o esforço, determinação e dedicação para chegar a final. Ela foi uma das 27 selecionadas entre os mais de 400 mil estudantes que se inscreveram para participar da competição. Essa fase classificatória, segundo Larissa, foi importante para a sua conquista. “Nas eliminatórias regionais a gente acostuma com a opressão, o nervosismo, e aprende a se controlar”, explicou.
Ao vencer a disputa, a adolescente recebeu o Troféu Monteiro Lobato e uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil. Parte do prêmio em dinheiro Larissa Oliveira doou para os 2 outros colegas que chegaram com ela à final do Soletrando. Para cada um ela ofereceu R$ 5 mil. “Desde o início, os 27 candidatos do Soletrando ficam amigos. Ficamos no mesmo hotel, nos momentos de diversão estamos juntos. E como o prêmio era só para o 1° lugar, eu tive vontade de dividir o meu prêmio”, disse.

Para Larissa, o prêmio permite ter um "futuro garantido", mas além da bolsa de estudos, a adolescente considera que adquiriu uma experiência importante. “É uma experiência única e acho que, realmente, vai servir para toda a minha vida”, afirma.

Castelo do Torres - Pesqueira (PE)

O comerciante Edvonaldo Torres, 47 anos, construiu um castelo ao longo de 20 anos, na cidade de Pesqueira (PE). A construção passa dos 2 mil metros quadrados e tem cerca de 40 metros de altura. São 2 grandes salas, que se dividem em 2 andares da casa e cerca de 6 quartos para abigar apenas 1 casal.

A mulher de Torres, Kaline Cavalcanti, de 39 anos, ainda não sabe descrever com precisão os cômodos da casa. "Acho que são 6 quartos, eu acredito, mas não pergunte o número de banheiros", disse ela, enquanto analisava a planta do castelo. Só ao redor da piscina são mais de 40 leões de concreto e outras estátuas de diversos animais no jardim.

O endereço do castelo é a cidade de Pesqueira, que tem pouco mais de 66 mil habitantes e se orgulha de ser considerada pacata, com os tradicionais pontos turísticos de um município do interior como a praça, o coreto, mas também por abrigar o "Castelo do Torres".

A obra foi construída ao redor de uma antiga casa do comerciante. Não há um projeto preliminar, apenas reconstruções feitas para ampliar a residência anterior. "Comecei a construção há 20 anos. Fui parando e recomeçando conforme minhas condições financeiras e psicológicas. Talvez ainda demore uns 10 anos para concluir o trabalho. Não sei ao certo se chegarei a terminá-la, pois cansa, desanima e até dá vontade de desistir, mas eu gosto desta casa."

Torres disse que gosta mais dos minaretes ao estilo de Gaudi. "Os vizinhos são todos meus amigos, talvez por isso não reclamem. Mas tenho consciência que minha construção incomoda muita gente, afinal de contas, são 20 anos de poeira e barulho, além do constante fluxo de curiosos atraídos pelo estilo diferente da arquitetura."

O comerciante disse que a rua onde está o castelo, que é residencial, perdeu um pouco em privacidade depois que começou a erguer a obra. "O principal motivo do meu arrependimento é o terreno que escolhi para fazer o castelo. Infelizmente não dá mais para recomeçar em outro lugar. Eu quis esse estilo para chamar a atenção, provocar impacto visual, criar um ponto turístico para a cidade de Pesqueira."

Torres afirmou que chega a se arrepender do castelo que construiu. "Apesar de não ter sido uma ideia bem pensada, o objetivo era atrair pelas formas exóticas e talvez criar um cartão postal. Não sei o que ainda falta para terminar, nem quando vou terminar."

Ele disse que o castelo chega a ter vida própria. "Virou uma mania e uma obsessão. Acho que vou morrer sem concluir a obra. Eu não me contento apenas em olhar a construção. Preciso participar como pedreiro, ajudante e até jardineiro. Este é o prazer maior. Funciona como terapia, lazer."

Concorrência parlamentar

Torres disse que seu castelo é "fichinha" perto do castelo da família do deputado federal Edmar Moreira, que tem mármore por toda a parte - inclusive nos banheiros e na sauna. São 36 suítes, e uma delas ocupa 3 andares de uma torre. Há piscinas, lago e jardins.

"O castelo do deputado é imenso e suntuoso. Foi concebido para ser um hotel de alto luxo e com pretensões faraônicas. É outro mundo. Quanto ao comparativo com minha construção, ela sequer merece ser chamada de castelo. Nem mesmo o estilo", disse o comerciante.

Torres disse que tem dificuldade de fazer os filhos ficarem no imóvel. "Os meus filhos não se interessam muito pela construção. Não sei se digo felizmente ou infelizmente. Hoje eles estão totalmente ligados nas coisas do tempo deles."

Fonte: G1