sexta-feira, 18 de abril de 2008

Aniversário de 6 anos de Isabella

Fotografia de mãe e filha exibida no site de relacionamentos Orkut
Ana Carolina de Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, acrescentou em seu perfil no Orkut um novo texto em homenagem à filha, que faria 6 anos nesta sexta-feira (18). Desde a morte da menina, a página pessoal de Ana Carolina virou um espaço onde milhares de pessoas se solidarizam e pedem justiça – as mensagens já ultrapassam os 100 mil e, por isso, deixaram de ser somadas pelo site.

Mensagem que Ana Carolina divulgou hoje na página dela no Orkut:

"A morte não é tudo. Não é o final. Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu. Tudo permanece exatamente como foi. Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável. O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos. Chame-me pelo antigo apelido familiar. Fale de mim da maneira que sempre fez. Não mude o tom. Não use nenhum ar solene ou de dor. Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos. Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim. Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi. Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra. A vida continua a ter o significado que sempre teve. Existe uma continuidade absoluta e inquebrável. O que é esta morte senão um acidente desprezível? Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão? Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo, bem próximo, na outra esquina. Está tudo bem!"

O túmulo de Isabella Nardoni, que morreu em 29 de março ao ser jogada do 6º andar de um prédio na Zona Norte de São Paulo, é um dos mais visitados do cemitério Parque dos Pinheiros, também na Zona Norte da capital. Nesta sexta-feira (18), a menina faria 6 anos.

Até as 11h30 da manhã de hoje, cerca de 20 vasos de flores haviam sido depositados sobre o túmulo, identificado apenas por um número. Junto às flores, havia imagens de santos e um terço. Segundo um funcionário, que preferiu não se identificar, a mãe de Isabella esteve no local logo após a abertura do cemitério, por volta das 8h10. Ana Carolina Oliveira ficou cerca de 40 minutos em frente ao túmulo da filha, de acordo com o funcionário.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Homenagem a Isabella Nardoni

Isabella, nossa flor tão amada!
Nunca vamos entender o porquê. A Saudade será pra sempre! O amor é eterno! Minha princesinha que sonhava aprender a ler. Lia historinhas pra madrinha, adorava dançar e assistia tanto desenho! Quantas vezes nós duas ficavamos comendo salgadinho e assistindo Monstros S.A., Pequena Sereia, Lilo e Stitch. Madrinha ligava e vc contava todo o desenho do Tom e Jerry . Tão inteligente: falava o português perfeito, sem errar plural, nem nada... Dizia tanto: - calma madrinha, sou uma só! Pedia pra madrinha buscar vc na escola, era o meu maior prazer te levar e te buscar na escola... Preguiçozinha... não queria ir pra escola só ia quando dizíamos que só assim vc aprenderia a ler. Chegava em casa e lá estava, vc e o Titi escondidos, madrinha achava e vc saia correndo... Madrinha, eu não sou Isabella, sou princess. E é princess mesmo, nossa princesa e que agora é nosso anjinho. Madrinha nunca deixará vc sozinha, vc está no meu coração e rezo para seu anjinho, todos os dias, ele esta com vc e vai cuidar de vc pra gente ... Agradeço a Deus por papai e mamãe ter me escolhido pra ser sua madrinha. (...) Amo vc para sempre! Que Deus te abençoe e te ilumine! Que vc esteja em um lugar cheio de passarinhos, cachorrinhos porquê vc amava os bichinhos. "
Mensagem de Cristiane, tia e madrinha de Isabella Nardoni, publicada no Orkut (grafia original)
Ela gostava de ser chamada de “princess”, ou princesa, pela madrinha Cristiane, a autora do texto acima. Gostava de assistir aos desenhos de Tom e Jerry e da Pequena Sereia. Gostava de dançar balé. De passarinhos, cachorrinhos e bichinhos. Gostava de brincar na piscina de bolinhas plásticas e de almoçar na escola com crianças da mesma idade.

Tinha 2 irmãos que adorava - 2 meninos (um de 3 anos e um de 10 meses). Falava um português perfeito para sua idade. Adorava os livros, e seu sonho era aprender a ler. Mas a menina Isabella de Oliveira Nardoni morreu sem realizá-lo, 20 dias antes de completar 6 anos, depois de cair do 6º andar do prédio onde morava seu pai, na zona norte de São Paulo. Sua morte prematura, em condições até agora não esclarecidas, foi manchete de jornais, tomou conta do noticiário diário da televisão, tornou-se tema de discussões e homenagens na internet e está comovendo o país.
O motivo: os principais suspeitos de ter cometido o crime são seu pai, Alexandre Alves Nardoni, de 29 anos, e sua madrasta, Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, de 24 anos.

domingo, 13 de abril de 2008

Dia Mundial do Beijo!!!

Este domingo (13/04) é o Dia Mundial do Beijo. E há maneira melhor de se comemorar uma data tão importante do que beijando muito? Para aqueles que ainda se preocupam com as bactérias da boca alheia, uma boa notícia: os dentistas garantem, beijar não faz mal nenhum à saúde. E para quem anda tristinho com a vida, outra melhor ainda: beijar combate a depressão.

Cada gota de saliva possui mais de 2 bilhões de bactérias diferentes e durante um beijo elas vão para lá e para cá. Mas antes de você ter um ataque de nojo, fique sabendo: as bactérias do seu parceiro dificilmente vão arrumar um lugar para viver na sua boca. “A boca é uma espécie de ecossistema e um ecossistema fechado. Todas as áreas já têm suas bactérias próprias e é muito difícil que um microorganismo de fora assuma o lugar de um local”, diz o dentista e patologista Pantelis Varvakis Rados, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia.

É claro que há algumas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca, como sifílis, herpes e uma série de infecções bacterianas. “Mas são um pouco mais difíceis. A mais comum de ser transmitida é a mononucleose, que é até conhecida como ‘a doença do beijo’”, afirma o médico.

A mononucleose é uma infecção causada por um vírus, o Epstein-Barr, e sua principal forma de transmissão é exatamente o beijo. A doença causa febre, mal estar, náuseas, vômitos e dores musculares e articulares. Ela dura de quatro a oito semanas e muitas vezes é confundida com outras doenças. Na maioria das vezes não passa disso, mas em alguns casos pode haver complicações, como a meningite.

Segundo o dentista, beijar nem aumenta nem diminui as chances do surgimento de cáries, e que qualquer afirmação nesse sentido não passa de “achismo”. “O que evita cárie é higiene”, diz ele.
Segundo Rados, há um benefício odontológico para o beijo: a vaidade estimula os cuidados bucais. “Assim que a molecada começa a beijar, começa a se preocupar com o hálito. A partir daí crianças que precisavam ouvir bronca todos os dias para escovar os dentes se transformam magicamente em jovens para lá de interessados em escovação, fio dental e antissépticos bucais”, brinca.

Antidepressivo

Beijar não faz mal para os dentes e pode fazer bem para o coração. É o que defende uma terapeuta e sexóloga britânica, que afirma que beijar pode ser uma das maneiras para combater a depressão. Embora nos casos de depressão clínica, o acompanhamento médico e a medicação não possam ser dispensados, Denise Knowles afirma que o beijo pode ser uma maneira fácil e rápida de obter um pouco de bem-estar a curto prazo. Isso porque beijar, como qualquer atividade física, ativa a liberação de endorfinas no cérebro, substância ligada às sensações de prazer. E, convenhamos, beijar é muito mais interessante que correr na esteira.