sexta-feira, 29 de junho de 2007

Conversa no MSN vai parar no Diário Oficial

Indiscrição pública
Críticas ao chefe via MSN acabam nas páginas do Diário Oficial de São Paulo.
Bate-papo de funcionários da Justiça é publicado no Diário Oficial do Estado.
Eles reclamam do trabalho e de diretora de cartório na conversa reproduzida.

Funcionários reclamam pelo MSN do serviço e da chefe do cartório.
O bate-papo saiu publicado em meio a um despacho de despejo por falta de pagamento.
Um bate-papo informal entre dois servidores da Justiça de São Paulo foi parar na edição de segunda-feira (25) do "Diário Oficial do Estado". A conversa pelo MSN - comunicador usado para trocar mensagens pela internet - envolvia 2 funcionários de um cartório da Capital.
As queixas dos servidores sobre a chefe foram publicadas junto com um despacho do juiz Antonio Jeová da Silva Santos, da 7ª Vara Cível do Fórum Regional de Santana. O Tribunal de Justiça abriu investigação sobre o caso.
No trecho publicado, os servidores, identificados como André e Luciana, conversam sobre o trabalho e reclamam da diretora de um dos cartórios do fórum. André diz que, se a situação não se resolver, vai "chutar o pau da barraca", e lamenta: "sou filho desse cartório, entrei e quero sair daqui como escrivão."
O diálogo pelo MSN é datado de terça-feira, 12 de junho. Em nota, o Tribunal de Justiça informou que foi aberto um procedimento administrativo para apurar o que aconteceu. Os responsáveis podem ser repreendidos ou até exonerados. A decisão final caberá ao presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi. A Imprensa Oficial, que publica o Diário Oficial, informou que o envio de informações é feito por um sistema informatizado e seguro, com controle de acesso rigoroso. Os dados da publicação foram enviados ao Poder Judiciário, ao qual os funcionários supostamente envolvidos estão subordinados.
De acordo com a Imprensa Oficial, cada órgão público envia os dados por meio de senhas exclusivas e é responsável por seu conteúdo, que não pode ser manipulado nem sofrer qualquer alteração. Ainda segundo a nota, a Imprensa Oficial realiza apenas o trabalho de editoração e ordenação das matérias. "O conteúdo é sempre de responsabilidade do órgão público que envia o texto, a quem cabe averiguar os autores da mensagem indevida. "

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Parque alemão abriga híbrido zebra-cavalo


É um zebravalo ou uma cavabra? O nome ainda é incerto, mas o fato é que o animal batizado de Eclyse, num parque em Holte-Stukenbrock, na Alemanha, é um híbrido de zebra e cavalo.

O bichinho completou 1 ano, e suas imagens foram agora divulgadas pela agência de notícias Reuters. Seu nascimento foi um completo acidente quando sua mãe, uma zebra, foi levada do parque de safári alemão para uma fazenda na Itália por um curto período - onde ela teve um encontro "não-programado" com um cavalo local.

Os híbridos são comuns entre os eqüinos. A mistura mais comum é tão comum que às vezes é difícil lembrar que ela é resultado da combinação de duas espécies: o burro. Também conhecido como mula, ele é resultado da hibridação do jumento com o cavalo. O inconveniente dessas misturas é que, normalmente, o resultado é um animal estéril.

Em compensação, as combinações sempre despertam imenso interesse. O tema é tão fascinante que chegou a inspirar um desenho animado nos anos 1980.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Metade das pessoas do mundo tem celular


O número de usuários de celulares no mundo atingirá 3 bilhões em julho/07, ou seja, a metade da população do planeta, segundo um estudo da consultora The Mobile World publicado nesta quarta-feira (27). "A indústria da telefonia móvel continua batendo recordes, impulsionada por uma enorme demanda, em particular na Índia, China e África. E a taxa de crescimento continua se acelerando", enfatizou John Tysoe, principal analista do grupo com sede em Londres. "Foram necessários mais de 20 anos para poder ter 1 bilhão de assinantes, mas apenas 40 meses para ganhar mais 1 bilhão", acrescentou.

O mercado progride atualmente ao ritmo de mil usuários novos por minuto. De 2,84 bilhões no final de março, a quantidade de usuários no mundo alcançará 3 bilhões em julho e 3,25 bilhões até o fim do ano, segundo o estudo. A taxa de penetração do celular superará então 50% em escala planetária, quando já é de 100% na Europa, com 666 milhões de linhas. Mais de 250 milhões de celulares foram vendidos no mundo no primeiro trimestre de 2007, e foram abertas 135 milhões de linhas.