quinta-feira, 7 de junho de 2007

Cristo Redentor já está entre os mais votados para as Sete Novas Maravilhas


O Cristo Redentor está entre os 10 melhores colocados para a eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo, cujo resultado será divulgado daqui a 1 mês.

A Fundação New Seven Wonders divulgou hoje a lista dos 10 mais votados, que incluem, por ordem alfabética, a Acrópole, Chichen Itzá, o Coliseu, o Cristo Redentor, as Estátuas da Ilha de Páscoa, a Grande Muralha da China, Machu Picchu, a cidade de Petra (Jordânia), o Taj Mahal e a Torre Eiffel.

Os outros candidatos são: Angkor, Alhambra, a Casa da Ópera de Sydney, o Castelo de Neuschwanstein, a Estátua da Liberdade, a Igreja de Santa Sofia, o Kremlin, o Stonehenge, o Templo de Kiyomizu e o Timbuktu.

Segundo a fundação, o concurso já recebeu mais de 50 milhões de votos.

No dia 7 de julho, o estádio da Luz de Lisboa sediará a cerimônia em que serão reveladas as Novas Sete Maravilhas.

O estádio foi construído para a final da Eurocopa de 2004 e tem capacidade para 65 mil espectadores.

A cerimônia será apresentada por 7 personalidades do mundo do cinema, da política e do esporte, como o astronauta Neil Armstrong, 1º homem a pisar na Lua, e o jogador português Cristiano Ronaldo.

Estudo acha estrela mais gorda do cosmo


Astro fica a 20 mil anos-luz de distância da Terra e tem 114 vezes a massa do nosso Sol. Corpo celeste faz parte de sistema binário, girando em torno de outra estrela.

Cientistas liderados por Anthony Moffat, da Universidade de Montreal (Canadá), dizem ter achado a estrela mais gorda do cosmos - um monstro cósmico cuja massa é 114 vezes maior que a do Sol. O astro é só ligeiramente menor que o limite teórico para o tamanho de uma estrela, que fica em torno de 150 massas solares. A descoberta foi anunciada no encontro anual da Sociedade Astronômica Canadense.

Até hoje, a maior estrela conhecida equivalia a pouco mais de 80 "Sóis". O astro "pesado" pelos astrônomos canadenses na verdade pertence a um sistema binário (no qual duas estrelas giram uma em torno da outra). Sua companheira também é obesa: 84 massas solares. Apelidado de A1, o casal estelar fica a 20 mil anos-luz da Terra.

Os dados foram obtidos com a ajuda de dois telescópios, o VLT, europeu, e o americano Telescópio Espacial Hubble. Para obter a medição, os pesquisadores mediram variações na luz das estrelas que acontecem quando ela é afetada pela gravidade. A força gravitacional de um astro dá uma boa medida de sua massa.

Estima-se que exista um limite para o tamanho de uma estrela porque, com massas muito grandes, as forças nucleares em seu interior começam a contrabalançar a gravidade. Enquanto a gravidade tende a manter a estrela coesa, algumas forças nucleares tendem a levar à separação do material estelar.