quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bebê se salva após ficar pendurado por uma fralda no Recife

Uma queda do 3º andar de um prédio residencial pode ser fatal para qualquer adulto. Mas se o acidente ocorrer com uma criança, o risco de morte é praticamente máximo. Porém, de acordo com o ditado popular, “os anjos protegem, principalmente, os recém-nascidos”. Foi exatamente o que aconteceu, ontem, no edifício Jardim Tropical, na rua Felix de Brito Melo, em Boa Viagem, quando Cauã Felipe Massaneiro, de 1 ano e 6 meses, caiu pela janela do apartamento, onde estava com a mãe.

O bebê só não bateu diretamente no chão, por causa da fralda descartável, que enganchou no grampo de um muro. A proteção “angelical” foi certeira, pois se o menino tocasse na parede um centímetro para frente, ele cairia em cima do objeto pontiagudo, onde ficou preso o acessório. Com o amortecimento, de acordo com informações repassadas por vizinhos, que não quiseram se identificar, o garoto sofreu uma torção na perna direita e não teve escoriações graves.

De acordo com o porteiro Manoel Messias, que estava trabalhando no edifício na hora do acidente, não é possível saber como ocorreu a queda, pois ele não ouviu a mãe do menino contar nada. “Estava na portaria e só escutei o barulho da queda. Não sabemos como tudo aconteceu, a única coisa que vi foi o menino sendo levado para o hospital. Ele saiu daqui acordado e parece não ter desmaiado em nenhum momento”, explicou.
O acidente ocorreu por volta das 10h30 e deixou os moradores do prédio atordoados. Eles disseram que foi assustador colocar a cabeça na janela e ver uma criança no chão. “Foi um barulho muito alto. Todos os moradores, que estavam em casa, correram para ver o que tinha ocorrido. Quando olhei o menininho deitado, logo percebi que ele havia despencado. Então, fiquei gritando, pedindo ajuda e o bebê mexeu a cabeça. Com aquele gesto, ficamos um pouco mais tranqüilos, pois vimos que a criança estava viva”, contou uma senhora que não quis se identificar.
Ainda segundo a moradora, os pais da criança, que moravam em Santa Catarina, estavam providenciando a compra de uma tela de proteção, para colocá-la em todas as janelas do apartamento. “Quem mora em locais altos, precisa colocar, urgentemente, uma grade ou qualquer outro objeto que evite acidentes como esse”, alertou. O garoto foi levado, em um táxi, na companhia da mãe, da qual só foi divulgado o primeiro nome, Franciele, para o Hospital Memorial São José (HMSJ), na Boa Vista. A direção do HMSJ não informou, até o fechamento desta edição, o estado de saúde do menino e ninguém da família quis se pronunciar sobre o acidente, embora tenham sido procurados pela reportagem.