terça-feira, 20 de novembro de 2007

As 7 maravilhas de Pernambuco

Deslumbramento. O ser humano sempre teve deslumbramento pela natureza que o cercava. Tanta beleza construída inexplicavelmente, até então, só poderia ter um toque transcendental. Com a evolução da inteligência, o homem desejou igualmente imitar o belo natural e por que não divinizar-se através de suas obras?
As diversas nações, influenciadas pelas especificidades de suas culturas, ergueram monumentos arquitetônicos de alta grandeza estética de modo que impressionava a todos e ganhava gradativamente fama a ponto de motivar visitações de pessoas que se deslocavam de enormes distâncias para apreciá-los. O historiador Heródoto e o estudioso Callímaco redigiram no Museu de Alexandria as primeiras listas das maravilhas mundiais, mas seus escritos não sobreviveram, exceto como referências. Somente à época dos sábios renascentistas é que surgiu aquilo que ficou conhecida hoje como as 7 Maravilhas do Mundo Antigo.
De início, tais expressões de destaque arquitetônico eram denominadas apenas por paisagens, no sentido grego de theamata (coisas a serem vistas), para depois ganhar a dimensão de thaumata (maravilhas). A escolha do número 7 não foi por acaso. O 7 é indivisível e tem lá, segundo dizem os cabalísticos, o seu sentido especial. Não são à-toa que 7 são os pecados capitais, 7 são as velas do castiçal do Templo de Jerusalém e assim por diante. 7 é o limite, mas não pode ser considerado como um limitante.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo foram assim escolhidas: () as pirâmides de Gizé, construída por volta de 2650-2500 a.C. para ser o túmulo do faraó egípcio Quéops, da 4º dinastia. A única das 7 maravilhas do mundo antigo ainda existente; () os Jardins Suspensos da Babilônia, construídos por volta de 600 a.C.. Foram destruídas por um terremoto após o século 1 a.C.; () o Templo de Artemis em Éfeso, construído em 550 a.C. e dedicado à deusa grega Artemis. Heróstrato queimou o templo em 356 a.C., numa tentativa de conquistar fama duradoura; () a estátua de Zeus em Olímpia, erigida em 435 a.C., com 12 metros de altura. Foi desmontada pelos governantes cristãos nos séculos 5 e 6, para desencorajar o paganismo; () o Maussolos, em Halicarnasso, na Turquia, construído em 351 a.C., com aproximadamente 45 metros de altura. Deu origem à palavra "Mausoléu". Danificado por um terremoto e totalmente destruído por cruzados europeus até o ano 1494 d.C.; () o Colosso de Rodes, construído entre 292 e 280 a.C. Uma estátua gigantesca em bronze do deus grego Helios, destruído por um terremoto em 224 a.C. e () o Farol de Alexandria, construído no Egito no século 3 a.C., com altura de entre 115 e 135 metros, foi durante muitos séculos a mais alta estrutura do mundo erguida pelo homem, destruído entre 1303 e 1480 d.C. por um terremoto.
Em julho deste ano, cerca de 100 milhões de pessoas votaram pela internet e elegeram as 7 Maravilhas do Mundo Contemporâneo numa das maiores pesquisas globais já realizadas. Numa escolha extremamente difícil por conta das numerosas opções e agora com amplo conhecimento por parte das pessoas sobre esses lugares, seja porque conheceram pessoalmente, seja porque a mídia as popularizou.
O resultado foi anunciado numa grande festa realizada em Portugal, que aproveitou a campanha para também eleger as suas 7 maravilhas. As vencedoras foram () o nosso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; () a grande Muralha da China feita pelos imperadores orientais para deter invasores bárbaros; () os monumentos escavados na rocha em Petra, na Jordânia; () as ruínas de Machu Picchu, no Peru; () A pirâmide Chichen Itza construída pelos maias, no México; (6ª) o Coliseu de Roma, na Itália, e (7ª) o mausoléu Taj Mahal, construído no século 17, na Índia.
Baseado neste histórico e no desejo de despertar a todos sobre as belezas naturais do nosso Estado é que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação teve a feliz idéia de promover a eleição das 7 Maravilhas de Pernambuco(http://www.as7maravilhasdepernambuco.com.br/), apoiada de imediato pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e pela Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur. Uma eleição que ocorrerá em 3 etapas: escolha de 30 lugares, destes 15 e finalmente os 7 finais.
A escolha não será fácil, modéstia pernambucana à parte. Destacar uma de nossas praias nos nossos 187 km de costa, sem citar as ilhas de Itamaracá e Fernando de Noronha, por exemplo, é bastante complicado. E o Recife Antigo, nossas pontes, a oficina das esculturas de Brennand, o mercado de São José, as nossas igrejas seculares? E os nossos palcos das lutas libertárias como o Monte dos Guararapes e o Monte das Tabocas, entre outros? O que priorizar na nossa Olinda (patrimônio cultural da humanidade)?
Entrando pelo interior então é que não faltam opções. A feira de Caruaru; o Vale do Catimbau, em Buíque; a Catedral de Petrolina; o relógio-jardim de Garanhuns; Cimbres, em Pesqueira; as montanhas de Taquaritinga do Norte. Devo parar. Por falta de espaço e certamente porque, ao citar algumas possíveis maravilhas, omitirei sem querer outras tantas.

Que bom ser de Pernambuco. Que extraordinário nascer e viver neste lugar de mil encantos. Que felicidade poder se deslumbrar, a cada dia, como já oportunamente dito no nosso hino como “a terra dos altos coqueiros, de beleza soberbo estendal”.

Autor: Carlos Pereira (Presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur)