terça-feira, 20 de novembro de 2007

As 7 maravilhas de Pernambuco

Deslumbramento. O ser humano sempre teve deslumbramento pela natureza que o cercava. Tanta beleza construída inexplicavelmente, até então, só poderia ter um toque transcendental. Com a evolução da inteligência, o homem desejou igualmente imitar o belo natural e por que não divinizar-se através de suas obras?
As diversas nações, influenciadas pelas especificidades de suas culturas, ergueram monumentos arquitetônicos de alta grandeza estética de modo que impressionava a todos e ganhava gradativamente fama a ponto de motivar visitações de pessoas que se deslocavam de enormes distâncias para apreciá-los. O historiador Heródoto e o estudioso Callímaco redigiram no Museu de Alexandria as primeiras listas das maravilhas mundiais, mas seus escritos não sobreviveram, exceto como referências. Somente à época dos sábios renascentistas é que surgiu aquilo que ficou conhecida hoje como as 7 Maravilhas do Mundo Antigo.
De início, tais expressões de destaque arquitetônico eram denominadas apenas por paisagens, no sentido grego de theamata (coisas a serem vistas), para depois ganhar a dimensão de thaumata (maravilhas). A escolha do número 7 não foi por acaso. O 7 é indivisível e tem lá, segundo dizem os cabalísticos, o seu sentido especial. Não são à-toa que 7 são os pecados capitais, 7 são as velas do castiçal do Templo de Jerusalém e assim por diante. 7 é o limite, mas não pode ser considerado como um limitante.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo foram assim escolhidas: () as pirâmides de Gizé, construída por volta de 2650-2500 a.C. para ser o túmulo do faraó egípcio Quéops, da 4º dinastia. A única das 7 maravilhas do mundo antigo ainda existente; () os Jardins Suspensos da Babilônia, construídos por volta de 600 a.C.. Foram destruídas por um terremoto após o século 1 a.C.; () o Templo de Artemis em Éfeso, construído em 550 a.C. e dedicado à deusa grega Artemis. Heróstrato queimou o templo em 356 a.C., numa tentativa de conquistar fama duradoura; () a estátua de Zeus em Olímpia, erigida em 435 a.C., com 12 metros de altura. Foi desmontada pelos governantes cristãos nos séculos 5 e 6, para desencorajar o paganismo; () o Maussolos, em Halicarnasso, na Turquia, construído em 351 a.C., com aproximadamente 45 metros de altura. Deu origem à palavra "Mausoléu". Danificado por um terremoto e totalmente destruído por cruzados europeus até o ano 1494 d.C.; () o Colosso de Rodes, construído entre 292 e 280 a.C. Uma estátua gigantesca em bronze do deus grego Helios, destruído por um terremoto em 224 a.C. e () o Farol de Alexandria, construído no Egito no século 3 a.C., com altura de entre 115 e 135 metros, foi durante muitos séculos a mais alta estrutura do mundo erguida pelo homem, destruído entre 1303 e 1480 d.C. por um terremoto.
Em julho deste ano, cerca de 100 milhões de pessoas votaram pela internet e elegeram as 7 Maravilhas do Mundo Contemporâneo numa das maiores pesquisas globais já realizadas. Numa escolha extremamente difícil por conta das numerosas opções e agora com amplo conhecimento por parte das pessoas sobre esses lugares, seja porque conheceram pessoalmente, seja porque a mídia as popularizou.
O resultado foi anunciado numa grande festa realizada em Portugal, que aproveitou a campanha para também eleger as suas 7 maravilhas. As vencedoras foram () o nosso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; () a grande Muralha da China feita pelos imperadores orientais para deter invasores bárbaros; () os monumentos escavados na rocha em Petra, na Jordânia; () as ruínas de Machu Picchu, no Peru; () A pirâmide Chichen Itza construída pelos maias, no México; (6ª) o Coliseu de Roma, na Itália, e (7ª) o mausoléu Taj Mahal, construído no século 17, na Índia.
Baseado neste histórico e no desejo de despertar a todos sobre as belezas naturais do nosso Estado é que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação teve a feliz idéia de promover a eleição das 7 Maravilhas de Pernambuco(http://www.as7maravilhasdepernambuco.com.br/), apoiada de imediato pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e pela Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur. Uma eleição que ocorrerá em 3 etapas: escolha de 30 lugares, destes 15 e finalmente os 7 finais.
A escolha não será fácil, modéstia pernambucana à parte. Destacar uma de nossas praias nos nossos 187 km de costa, sem citar as ilhas de Itamaracá e Fernando de Noronha, por exemplo, é bastante complicado. E o Recife Antigo, nossas pontes, a oficina das esculturas de Brennand, o mercado de São José, as nossas igrejas seculares? E os nossos palcos das lutas libertárias como o Monte dos Guararapes e o Monte das Tabocas, entre outros? O que priorizar na nossa Olinda (patrimônio cultural da humanidade)?
Entrando pelo interior então é que não faltam opções. A feira de Caruaru; o Vale do Catimbau, em Buíque; a Catedral de Petrolina; o relógio-jardim de Garanhuns; Cimbres, em Pesqueira; as montanhas de Taquaritinga do Norte. Devo parar. Por falta de espaço e certamente porque, ao citar algumas possíveis maravilhas, omitirei sem querer outras tantas.

Que bom ser de Pernambuco. Que extraordinário nascer e viver neste lugar de mil encantos. Que felicidade poder se deslumbrar, a cada dia, como já oportunamente dito no nosso hino como “a terra dos altos coqueiros, de beleza soberbo estendal”.

Autor: Carlos Pereira (Presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur)

11 comentários:

Lucas de Oliveira disse...

olá...

notei q vc naum passou mais no meu blog... vc tá bem?

ce tá... um ótimo fds e passa lá...

vc faz falta nos comments!


bjks

Andréa Brelaz disse...

Oi! Lucas :-D

É, realmente sei que estou em falta contigo e com meus leitores do blog, sem tempo para postar e até para responder logo.

Apesar de não deixar com freqüência os meus comentários, te visito e leio seus artigos,viu? ;-)

O que está ocupando meu tempo é a procura por uma nova colocação no mercado de trabalho e os 2 filhos pequenos p/ dar atenção.

Quando estou na internet me resumo a entrar no Orkut, meu blog, Hotmail, MSN, sites de RH e concursos públicos, entre outros de atualidades.

Espero em breve ter a minha rotina conciliada com um novo emprego.

Mas não deixe de me visitar aqui! ;-)

Beijos e obrigada pelo seu carinho e consideração! :-D

Lucas de Oliveira disse...

estou aqui de novo, só para te dizer, uma ótima semana!

e, um beijao para seus filhos!!!

Laura disse...

Ai, sao tantas as belezas, ne? Pra mim, a praia de Boa Viagem, a Se de Olinda, Francisco Brennand, o Forte Orange de Itamaraca, etc, etc..
O link que voce citou nao esta funcionando.

Beijos

Roberta Lima disse...

Particulamente, eu acho que Pernambuco tem mais que 7 maravilhas.
Beijuuuuss...

Andréa Brelaz disse...

Oi! Laurinha :-)

Já corrigi o erro e está funcionando corretamente! ;-) Pode votar!:-D

Obrigada pelo feedback :-D
(testei antes e estava dando certo, mas depois que vc comentou, testei e a página não estava sendo encontrada). Agora está Ok! ;-)

Andréa Brelaz disse...

Oi! Lucas :-)

Também te respondi aqui e lá no seu blog! Vc já viu/leu ?

Uma excelente semana p/ vc! :-D

Polly disse...

Ei Andrea!! eu tive a oportnidade de conhecer seu estado ano passado, muito lindo mesmo!!!!!!!!!!!!! sem falar no clima que é perfeito e também no povo tão hospitaleiro e sorridente:)
bjocas
xoxooxoxo

Andréa Brelaz disse...

Oi! Polly :-)

Obrigada pela visita ao meu blog e pela visita ao NOSSO PERNAMBUCO! ;-)

Grata pelos elogios a minha terra natal!

Seja muito bem vinda!!! :-P

Beijos :-D

Andréa Brelaz disse...

Oi! Roberta :-)

Também concordo contigo pois o Estado de Pernambuco tem muitas belezas e lugares lindos, difíceis de escolher apenas 7, né? (provavelmente serão cometidas algumas injustiças)

Obrigada pela sua visita! ;-)

Espero que volte + vezes aqui! ;-)

Seja muito bem vinda também! :-D

Beijos! :-D

Anônimo disse...

HI, I just joined this community. I m from india. I like this forum.......hope to learn lot of things here ;-)





---------------------------------------------
http://www.beatonlinepokers.com