segunda-feira, 23 de junho de 2008

André Valli: O eterno Visconde de Sabugosa

O ator era pernambucano e tinha 62 anos. Nasceu no Recife e estreou no Rio, em 1965, com a peça "Roda viva" de Chico Buarque. Ele atuou em 15 novelas. A 1ª delas foi "O cafona", em 1971.

No teatro, foi diretor de muitos espetáculos e alguns musicais. No cinema, representou papéis em 11 filmes. Na minissérie "Hoje é dia de Maria" o ator se destacou com o personagem Asmodeu Mágico. Um de seus últimos sucessos foi a novela "Laços de família", de Manoel Carlos.
Mas a carreira de André Valli ficou mesmo marcada pela obra de Monteiro Lobato. Durante 10 anos, ele interpretou o Visconde de Sabugosa, no Sítio do Pica-Pau Amarelo, um boneco feito de sabugo de milho que, deixado entre os livros, se tornou um sábio inesquecível.

André Valli morreu na manhã da sexta-feira passada (20), em casa, vítima de câncer. Ele descobriu há 1 mês que tinha câncer e chegou a fazer alguns tratamentos paliativos, mas não resistiu e morreu em casa, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada por um amigo da família.O corpo do ator foi velado no Teatro Villa-Lobos e o enterro aconteceu no cemitério de Santo Amaro, em Recife.

Segundo um amigo da família, André era filho único. Ele conta que o ator faleceu sem realizar um grande desejo. "Ele era um ator de teatro. O grande amor da vida dele era Nelson Rodrigues. Ele interpretou vários personagens de Nelson e seu sonho era montar Dom Quixote."

André Valli trabalhou em várias novelas da TV Globo, entre elas "O Bem Amado", "Pecado Capital", "Escrava Isaura" e "Laços de Família". Atualmente era contratado da Record, onde chegou a trabalhar em 2 novelas.