quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Programa cultural/educativo e interessante!!!

Trilha pelo Recife relembra ocupação holandesa
De 1630 a 1654, os holandeses ocuparam o Nordeste do Brasil a fim de retomar o comércio do açúcar na região. Com o objetivo de relembrar a importância deste período para a política, economia e cultura regional, a Associação Centro Vivo Recife realiza nesta quinta-feira (18), a partir das 15h, uma trilha temática pelas ruas antigas da cidade, integrando o projeto O tempo dos flamengos no Recife. Com saída do Marco Zero, o passeio gratuito é aberto a todos que queiram acompanhá-lo, vai recontar com pequenas encenações teatrais algumas passagens mais conhecidas sobre o governo holandês.
Após a concentração, a trilha passará, a pé, pela Rua do Bom Jesus, Ponte Maurício de Nassau, Rua do Imperador e Praça da República. Em cada ponto, uma atração especial, como as pequenas esquetes que contarão um pouco da história dos lugares na época holandesa. Ao todo, participarão cerca de 20 atores e figurantes, acompanhados pelo som de tambores e clarins, instrumentos comumente usados durante a ocupação estrangeira.
O percurso pelo centro foi escolhido pela riqueza de referências. A área abriga a 1ª sinagoga das Américas, a Ponte Maurício de Nassau (1ª primeira grande ponte do Brasil), a Rua do Imperador (onde está a 1ª casa do Conde Nassau na cidade) , o Convento Franciscano de Santo Antônio, que na época holandesa foi transformado em forte e onde ainda está a maior coleção de azulejos holandeses do século 17 no Brasil, e a Praça da República, antigo Horto Botânico, onde estava localizado o Palácio de Friburgo.
O final do passeio, previsto para as 18h, ocorrerá justamente na praça, onde será encenado um banquete simbólico com todos os "personagens" principais da época: índios, judeus, mulheres, médicos, astrônomos, religiosos e a corte do Conde Maurício de Nassau.
SERVIÇO: Trilha Temática O tempo dos flamengos no Recife
Quinta-feira (18), às 15h - Saída do Marco Zero e encerramento na praça da República
Fonte: JC on line (http://jc.uol.com.br/)