sexta-feira, 17 de abril de 2009

O amor está no ar! (Love is in the air!)

O amor está no ar,
Em todo lugar que olho ao redor.

O amor está no ar, em cada visão e cada som.

E eu não sei se estou sendo tola(o),
Não sei se estou sendo sábia(o),
Mas o amor é algo em que devo acreditar.

E ele está lá, quando eu olho nos seus olhos.

O amor está no ar, no murmúrio das árvores.

O amor está no ar,
No estrondo do mar e no silêncio do mar. E eu não sei se estou apenas sonhando,
Não sei se me sinto sã(o).
Mas o amor é algo em que devo acreditar. E ele está lá, quando você chama meu nome. O amor está no ar, o amor está no ar... O amor está no ar,
No nascer do sol.
O amor está no ar,
Quando o dia está quase terminado.
E eu não sei se você é uma ilusão,
Não sei se eu percebo isso de verdade.
Mas você é algo em que devo acreditar,
E você está lá quando eu te procuro.
O amor está no ar,
em cada visão e cada som.
E eu não sei se estou sendo tola (o),
Não sei se estou sendo sábia (o)...

Mas o amor é algo em que devo acreditar,
E ele está lá, quando eu olho nos seus olhos.
O amor está no ar, o amor está no ar...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ano da França no Brasil começará nos céus do Rio de Janeiro

O Ano da França no Brasil, de 21/04 a 15/11, será comemorado em mais de 700 cidades brasileiras, são aguardados mais de 500 manifestações nas aéreas: cultura, carnaval, moda, economia... O Ano da França no Brasil será comemorado em mais de 700 cidades brasileiras, são aguardados mais de 500 manifestações nas aéreas: cultura, carnaval, moda, economia...
O lançamento será no dia 21 de abril de 2009, na cidade do Rio de Janeiro, com o espetáculo pirotécnico do renomado Grupo F, número 1 do mundo em fogos de artifício.O Ano da França no Brasil começa na semana que vem, dia 21, no céu da Lagoa Rodrigo de Freitas. Dali, iluminado pelos fogos de artifício da companhia francesa Groupe F, o Ano vai atravessar o Rio, pegar a estrada Brasil afora e buscar qualquer oportunidade para estreitar os laços entre os 2 países. Serão 200 grandes eventos, um número menor do que os mais de 600 previstos no anúncio da programação, em dezembro do ano passado, mas mais razoável para um período de crise financeira, em que a dificuldade em captar patrocínios é grande. Crise alguma, porém, poderá ofuscar o que está sendo preparado para a cerimônia de abertura: pirotecnia em forma de arte.O francês Groupe F, responsável pelo espetáculo da próxima terça-feira na Lagoa, é o mesmo que planejou os fogos da virada do milênio em Paris, quando a Torre Eiffel foi iluminada, e que preparou a abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Seu diretor, o francês Christophe Berthonneau, esteve no Brasil pela primeira vez há 2 anos, para iniciar os preparativos do show de fogos, luzes e música que dará início ao Ano. Desde então, foram 6 viagens, para organizar o que ele chama de "um ato generoso à altura da dimensão do Brasil". - No Rio de Janeiro, há um espetáculo de fogos magnífico a cada fim de ano, que é o Réveillon de Copacabana. Mas o que nós fazemos é diferente. Vamos mostrar outra forma de pirotecnia, com uma apresentação coreografada, em que o espaço é desenhado para criar um ritmo mais de beleza, menos de barulho - explicou Berthonneau. - A questão que nós levantamos é: como fazer um show que nunca foi feito antes? Não é um espetáculo pronto que traremos ao Rio de janeiro. É tudo novo. E, se você me permite um comentário mais pessoal, eu acho que será um dos maiores espetáculos que já fiz.
Veja o início da programação:

Dia 21 de abril: Abertura do Ano da França no Brasilcom o espetáculo pirotécnico do Groupe F na Lagoa Rodrigo de Freitas. Às 20h.

Dia 21: Exposição "Um século de realismo na pintura francesa", com artistas como Courbet, Delacroix e Van Gogh. No Masp, em São Paulo.

Dia 22: "Olhar e fingir", com 300 fotografias e cerca de 80 documentos da coleção do casal Michel e Michèle Auer. No MAM de São Paulo.

Dia 23: Mostra "A rua é nossa... É de todos nós!", com fotografias, vídeos e projetos de arquitetura e urbanismo, no Centro Cultural Justiça Federal.

Dia 23: Início do ciclo de óperas francesas no Festival Amazonas de Ópera, em Manaus.

Dia 23: Exposição "Ser jovem na França", na Caixa Cultural, com 104 fotografias.

Dia 24: Exposição de fotos de mulheres do Morro da Providência, pelo francês JR, reabrindo a Casa França-Brasil.

Dia 28: Exposição "Meias verdades", no Oi Futuro. Com vídeos e fotos de Sophie Calle, Pierrick Sorin e Valérie Belin.

Dia 29: Exposição "Tesouros do Louvre", com esculturas de Jean Antoine Houdon, no Museu Histórico Nacional.

terça-feira, 14 de abril de 2009

O poder mágico da gentileza

Gestos e palavras gentis parecem fora do comum, muitas vezes. Como se coubessem somente para super-heróis e loucos. Mas, basta uma pesquisa rápida de internet sobre a história e origem da palavra gentileza, para se chegar a impressão de que essa é uma qualidade que existe no homem comum. E que, sem ela, a humanidade somente resiste. A ideia tem reforço na experiência do psiquiatra, antropólogo e professor-adjunto da Unicap Moab Acioli. "Se a gente procura a etimologia, vai chegar até ao adjetivo gentil, à pessoa que é delicada, amável e cuidadosa com o outro. E vai chegar, principalmente, à ideia de gente. Isso significa pessoas, homem convivendo com homem, humanidade. Sem a gentileza, o ser humano está só", justifica."
O Profeta Gentileza (José Datrino) é uma figura lendária do Rio de Janeiro. Após um incêndio de um circo em Niterói que vitimou inúmeras pessoas em 1961,“recebeu” uma mensagem divina que o fez abandonar tudo (a família e sua empresa) e espalhar sua mensagem de paz , amor , aversão ao capitalismo selvagem e principalmente a falta de gentileza entre os seres humanos (nada mais atual nos dias de hoje). Suas mensagens pintadas nos viadutos do Rio de Janeiro servem de alerta para todos nós.
Eu entendo que a palavra gentileza significa um cuidado que um indivíduo tem pelo outro e que expressa de várias formas, como na compaixão e na solidariedade. Mas, hoje vivemos a pós-modernidade, onde as pessoas estabelecem relações virtuais umas com as outras, seja por aparelhos eletrônicos e pela superficialidade", observa o psiquiatra. "As pessoas dizem que são amigas, mas não o são. Dizem que são amantes, mas são ficantes. Não se tratam com gentileza, não há cuidado um com o outro. Por isso que a depressão e o pânico, ligados justamente à perda do aconchego e ao medo do futuro, são sintomas cada vez mais presentes", avalia.
Pelos dados de 2005 da OMS, a depressão afeta 121 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, são 17 milhões. A gentileza, considera Acioli, é terapêutica. "Os casados se queixam de falta de gentileza entre si, os pais se queixam dos filhos, os mais novos dos mais velhos. Esse comportamento é uma violência. Uma palavra gentil diminui a dor e a ausência dela pode provocar a dor", argumenta. Fonte: Diário de PE