quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Terra, a professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Universidade de Brasília (UnB), Leila Chalub, ressalta que é necessário desenvolver uma “consciência planetária” para que todos tenham participação efetiva na manutenção da vida. Em entrevista à Rádio Nacional, ela afirma que a data é uma boa oportunidade para refletir como as nossas ações podem interferir no destino do planeta. Há 39 anos que o 22 de abril é dedicado a preservação do meio ambiente.
“As pequenas ações cotidianas, como cuidar do lixo e economizar água, podem ajudar a preservar o meio ambiente. Por isso, é importante que todos percebam que ter cuidado com o seu local é ter cuidado com o planeta”, acrescenta. A idéia de se comemorar o Dia da Terra surgiu em 1970, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.
Segundo Chalub, nunca foi tão perceptível a fragilidade da vida do planeta. Atualmente, além da poluição, as mudanças climáticas, o aquecimento global e o uso da água e de todos os recursos naturais também fazem parte da lista de preocupações com a preservação da terra. Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dia do Índio - 19 de Abril

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.Comemoração dia do Índio

No dia 19 de abril ocorrem em vários locais diversas atividades relacionadas a cultura indígena. Normalmente as escolas instruem os alunos a fazerem pesquisas ou recreações sobre o povo indígena.
Na época em que os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.

Mas, índio precisa de data?


A questão nos remete à letra irreverente da música “Curumim Chama Cunhatã Que Eu Vou Contar” de Jorge Ben Jor e Tim Maia, que diz que “todo dia, toda hora, era dia de índio… Mas agora eles só têm um dia”.

Infelizmente, não é só o índio que precisa de data para ser lembrado. Não é à toa, que outros grupos são ou foram de certa forma esquecidos têm sua data. Não me deixa mentir o dia das mulheres, das crianças, e tantos outros. A questão é: como não esquecer do índio, de sua realidade, cultura e arte nos outros 364 dias?

Ter ou não um dia específico para “lembrar” a importância do índio para a sociedade se torna uma discussão pequena se comparada à imensa contribuição que a escrita tem dado. Seja por meio da literatura indígena, escrita por índios, ou pela indianista, escrita por especialistas no assunto. É um “resgate” não só dos costumes ancestrais desse povo, mas, também da nossa própria história. E essa linha está muito mais próxima do que imaginamos com a ajuda da palavra.