quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Terra, a professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Universidade de Brasília (UnB), Leila Chalub, ressalta que é necessário desenvolver uma “consciência planetária” para que todos tenham participação efetiva na manutenção da vida. Em entrevista à Rádio Nacional, ela afirma que a data é uma boa oportunidade para refletir como as nossas ações podem interferir no destino do planeta. Há 39 anos que o 22 de abril é dedicado a preservação do meio ambiente.
“As pequenas ações cotidianas, como cuidar do lixo e economizar água, podem ajudar a preservar o meio ambiente. Por isso, é importante que todos percebam que ter cuidado com o seu local é ter cuidado com o planeta”, acrescenta. A idéia de se comemorar o Dia da Terra surgiu em 1970, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.
Segundo Chalub, nunca foi tão perceptível a fragilidade da vida do planeta. Atualmente, além da poluição, as mudanças climáticas, o aquecimento global e o uso da água e de todos os recursos naturais também fazem parte da lista de preocupações com a preservação da terra. Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: