terça-feira, 14 de abril de 2009

O poder mágico da gentileza

Gestos e palavras gentis parecem fora do comum, muitas vezes. Como se coubessem somente para super-heróis e loucos. Mas, basta uma pesquisa rápida de internet sobre a história e origem da palavra gentileza, para se chegar a impressão de que essa é uma qualidade que existe no homem comum. E que, sem ela, a humanidade somente resiste. A ideia tem reforço na experiência do psiquiatra, antropólogo e professor-adjunto da Unicap Moab Acioli. "Se a gente procura a etimologia, vai chegar até ao adjetivo gentil, à pessoa que é delicada, amável e cuidadosa com o outro. E vai chegar, principalmente, à ideia de gente. Isso significa pessoas, homem convivendo com homem, humanidade. Sem a gentileza, o ser humano está só", justifica."
O Profeta Gentileza (José Datrino) é uma figura lendária do Rio de Janeiro. Após um incêndio de um circo em Niterói que vitimou inúmeras pessoas em 1961,“recebeu” uma mensagem divina que o fez abandonar tudo (a família e sua empresa) e espalhar sua mensagem de paz , amor , aversão ao capitalismo selvagem e principalmente a falta de gentileza entre os seres humanos (nada mais atual nos dias de hoje). Suas mensagens pintadas nos viadutos do Rio de Janeiro servem de alerta para todos nós.
Eu entendo que a palavra gentileza significa um cuidado que um indivíduo tem pelo outro e que expressa de várias formas, como na compaixão e na solidariedade. Mas, hoje vivemos a pós-modernidade, onde as pessoas estabelecem relações virtuais umas com as outras, seja por aparelhos eletrônicos e pela superficialidade", observa o psiquiatra. "As pessoas dizem que são amigas, mas não o são. Dizem que são amantes, mas são ficantes. Não se tratam com gentileza, não há cuidado um com o outro. Por isso que a depressão e o pânico, ligados justamente à perda do aconchego e ao medo do futuro, são sintomas cada vez mais presentes", avalia.
Pelos dados de 2005 da OMS, a depressão afeta 121 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, são 17 milhões. A gentileza, considera Acioli, é terapêutica. "Os casados se queixam de falta de gentileza entre si, os pais se queixam dos filhos, os mais novos dos mais velhos. Esse comportamento é uma violência. Uma palavra gentil diminui a dor e a ausência dela pode provocar a dor", argumenta. Fonte: Diário de PE

4 comentários:

Bianca Lima disse...

Gentileza e respeito não são atos comuns na sociedade em que vivemos, se alguém é gentil e respeitoso "todos" se espantam.

Bianca Lima disse...

fico espantada quando alguém é gentil.

bianca disse...

fico espantada quando alguém é gentil...

Bianca Lima disse...

fico espantada quando alguém é gentil.