segunda-feira, 23 de junho de 2008

André Valli: O eterno Visconde de Sabugosa

O ator era pernambucano e tinha 62 anos. Nasceu no Recife e estreou no Rio, em 1965, com a peça "Roda viva" de Chico Buarque. Ele atuou em 15 novelas. A 1ª delas foi "O cafona", em 1971.

No teatro, foi diretor de muitos espetáculos e alguns musicais. No cinema, representou papéis em 11 filmes. Na minissérie "Hoje é dia de Maria" o ator se destacou com o personagem Asmodeu Mágico. Um de seus últimos sucessos foi a novela "Laços de família", de Manoel Carlos.
Mas a carreira de André Valli ficou mesmo marcada pela obra de Monteiro Lobato. Durante 10 anos, ele interpretou o Visconde de Sabugosa, no Sítio do Pica-Pau Amarelo, um boneco feito de sabugo de milho que, deixado entre os livros, se tornou um sábio inesquecível.

André Valli morreu na manhã da sexta-feira passada (20), em casa, vítima de câncer. Ele descobriu há 1 mês que tinha câncer e chegou a fazer alguns tratamentos paliativos, mas não resistiu e morreu em casa, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada por um amigo da família.O corpo do ator foi velado no Teatro Villa-Lobos e o enterro aconteceu no cemitério de Santo Amaro, em Recife.

Segundo um amigo da família, André era filho único. Ele conta que o ator faleceu sem realizar um grande desejo. "Ele era um ator de teatro. O grande amor da vida dele era Nelson Rodrigues. Ele interpretou vários personagens de Nelson e seu sonho era montar Dom Quixote."

André Valli trabalhou em várias novelas da TV Globo, entre elas "O Bem Amado", "Pecado Capital", "Escrava Isaura" e "Laços de Família". Atualmente era contratado da Record, onde chegou a trabalhar em 2 novelas.

5 comentários:

"Roberta" disse...

Noss... como lembro do Visconde... fez parte da minha inf�ncia (uii!) S� que a narizinho era a Rosana Garcia :-) Saudades!!

Fábio Santos disse...

Olá Andrea tudo bem? Gostei muito d conteudo do teu blog. Moro em Recife e sou editor e sou editor do 365 dias (meus365dias.blogspot.com). Gostaria de fazer parceria de troca de links com você. Caso aceite é só deixar um coment lá.

Abraços.

Janaína disse...

Eu adorava o Visconde de Sabugosa! E o ator na novela "Laços de Família" também foi ótimo! Que ele fique com Deus! Beijos para você!

Laura disse...

Ela descobriu que estava com a doenca somente a um mes? Nossa, que horror!
Eh uma perda lamentavel. Puxa, ja se foram a nossa Dona Benta, a nossa Tia Anastacia, e tantos outros. As criancas dos anos 70 ficam um pouco orfas.

Andréa Brelaz disse...

Rosana:

Também sinto saudades dessa época do sítio! :-D

Fábio:

Obrigada pela sua visita!:-) Seja bem vindo e volte + vezes! ;-)

Janaína:

Também gostava muito do André Valli como ator, principalmente no papel do Visconde de Sabugosa! :-D
Beijos p/ vc também! ;-)

Laurinha:

Ele descobriu c/ apenas 1 mês e não teve nem tempo de combater o câncer. :-(

Infelizmente estamos órfãos de pessoas tão boas e que fizeram parte de uma fase da nossa vida tão saudosa quanto a nossa infância! :-)