segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Jornal inglês dá destaque a ‘Tropa de elite’ e afirma que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil

O site do jornal inglês “Guardian” traz, nesta segunda-feira (24), uma reportagem sobre o filme “Tropa de elite”. O texto destaca as cenas de violência do filme, passado no Rio de Janeiro, “uma cidade cada vez mais violenta”. “Tiroteios, execuções sumárias, sessões de tortura e corpos incinerados dentro de pneus”, descreve.
Enquanto relata a polêmica que o filme vem causando no país e do que se trata o roteiro, a reportagem cita o Rio de Janeiro como a capital do Brasil. “Baseado no cotidiano de forças táticas que operam na capital do Brasil, o filme já pode ser considerado um dos mais controversos da história do país”, afirma o jornal.
A pirataria também virou assunto da reportagem, assim como a repercussão negativa do longa entre os policiais. “Dezenas de milhares de cópias piratas foram distribuídas por vendedores ambulantes, enquanto um grupo de policiais tentou banir o filme dos cinemas.”
O filme é sobre o Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), cuja estréia nos cinemas está prevista para outubro, já foi alvo de pirataria e está sendo vendido em cópias ilegais por camelôs, no Rio de Janeiro. A versão pirata, que está sendo oferecida a R$ 10 no comércio informal, corresponde, segundo o diretor, ao "3º corte [versão editada] do filme" e, de acordo com José Padilha, há registros "de todos os que puseram a mão nessa cópia".
O cineasta diz que, no ponto em que estão, as investigações demonstram que "o elo entre o cara que roubou e o mercado de pirataria é um PM, o que comprova a tese do filme".
"Tropa de Elite", protagonizado pelo ator Wagner Moura, no papel de um capitão do Bope inspirado numa fusão de personagens reais, enfoca práticas de corrupção e atos de violência desmedida cometidos por membros da corporação.
Durante as filmagens, no ano passado, no Rio, a equipe foi alvo de um roubo. Os ladrões abordaram uma van que transportava um carregamento de armas cenográficas e levaram o armamento.
"Tropa de Elite" abriu o Festival do Rio, no dia 20 deste mês, e será submetido também às seleções dos festivais Sundance (janeiro de 2008) e de Berlim (fevereiro de 2008), e tem o objetivo de se enquadrar nas regras de inscrição para representar o Brasil no Oscar 2008.
José Padilha diz que "ninguém sabe o efeito" que as vendas piratas terão sobre a bilheteria do filme, mas acredita na chance de não haver prejuízo à performance da venda de ingressos. Ainda assim, ele está chateado com a divulgação de sua obra inacabada. "É como se você fosse um escritor e as pessoas estivessem lendo o rascunho de seu livro."

Nenhum comentário: