De sexta passada (05/10) até domingo (14/10), realiza-se a 6ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O "internacional" pode soar um pouco pomposo (tipo aquele antigo slogan da Rádio Jornal: "Pernambuco falando para o mundo"), mas é verdadeiro, na medida em que traz uma dúzia de escritores da Venezuela, Portugal, Alemanha, França, Moçambique, entre outros países.O evento, por vários critérios (público freqüentador em torno de meio milhão de visitantes, venda de milhões de exemplares de livros etc), deve ser o 3º maior do Brasil, no gênero. E coroa o que chamo "Estação das Letras" em Pernambuco, iniciada em agosto com o Festival de Literatura do Recife "A Letra e a Voz", seguido em setembro pela Fliporto, em Porto de Galinhas, culminando agora com a Bienal.
E pela 1ª vez uma Bienal do Livro explora a relação entre literatura e gastronomia, com direito as Oficinas Gastro-literárias!
Bienal cheia por conta de descontos e palestras
O público lotou o Centro de Convenções no 1º final de semana da Bienal, atraído por ótimas palestras e principalmente pelas ofertas das livrarias. A busca pelo melhor livro com o menor preço exige alguma paciência e muita disposição para se “acotovelar” na desordem das prateleiras, mas o esforço vale a pena quando se encontra edições novas em folha com descontos de 30% a 50%, algo impensável nas “megastores” da cidade.
Liderando as melhores palestras do domingo, o escritor pernambucano Marcelino Freire e os atores do coletivo Angu de Teatro deram um show de interpretação ao ler, em primeira mão, os contos do ainda inédito “Rasif - Mar que Arrebenta”, livro que Freire lança em abril.
Já Paulo César Araújo contou as minúcias da briga judicial com o Roberto Carlos por conta da biografia não-autorizada “Roberto Carlos em Detalhes”, censurada pelo cantor. Araújo defende-se dizendo que todos os fatos relatados no livro são de conhecimento do público, pois já foram abordados pela imprensa e pelo próprio Roberto em suas canções. O autor reclama também da arbitrariedade da justiça, que ameaçou, entre outras coisa, fechar a editora Planeta por conta do livro “subversivo”.
Para saber tudo sobre a Bienal, é só acessar o site http://www.bienalpernambuco.com/
P.S.: Eu fui logo no 1º dia e A - D - O - R - E - I !!!
P.S.: Eu fui logo no 1º dia e A - D - O - R - E - I !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário