sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Expoflora mostra 250 mil m² de novidades em jardinagem

Foi aberta ontem a Expoflora 2007, em Holambra, a 125 km de São Paulo. São 250 mil metros quadrados de novidades de paisagismo e jardinagem. O parque já vale o passeio com suas casinhas tradicionais e as bandas alegres com malabares pelas ruas onde só gente tem vez.

A toda hora passam as moças bonitas vestidas como as avós no país de origem. Todos os dias, tem chuva de pétalas de rosa no meio do parque. A tradição diz que se agarra uma pétala no ar, antes que ela toque o chão, a pessoa terá um pedido realizado.

Seguindo o caminho cheio de jardins que leva até a venda de flores, estão expostas milhares de mudas da região. Este ano, há bonsai de jabuticabeiras fartas de folhas, do raro jequitibá rosa, que na floresta é gigantesco e aqui tem um palmo, e da sibipiruna também de um palmo, que se vê por toda cidade com cerca de 20 metros.

Na Expoflora também há uma falsa árvore cheia de dendróbios, a orquídea asiática que adora o Brasil, e se adiantou perfumando o fim do inverno. A orquídea falenópsis em nova tendência - em vez de haste para cima, pescoço para baixo, faz uma curva. Design anguloso para ambientes que estão cada vez menores.

Essências e sonhos
Mas o que as pessoas mais querem ver é como está a decoração. O tema deste ano é “Flores Essências e Sonhos”. A visita começa em um útero emoldurado por flores brancas ou em preto e branco, diante de um mundo cheio de cores e possibilidades de escolha.

Os ovos explodem em flores de personalidade, em tons laranja, vinho, amarelo e verde. Nada se descobre sem abrir a casca. É a essência da vida. No cenário emoldurado por cascatas de violetas roxas, a água que escorre é de reuso. Tudo verte dos bambus que fazem desenhos na parede quando são transformados em bicas. No apelo pelo uso do que é nosso, os cachepôs de fibra de coco beneficiada substituem o xaxim em extinção para abrigar plantas tropicais.

Os holandeses sonharam longe e lançaram na Expoflora uma rosa importada multicor. Ela ficam coloridas depois de absorver corantes naturais, nos tons mais variados, e mantêm o cheiro e a textura natural. Cada uma custa R$ 15.

Cogumelos cresceram entre os tapetes das flores mais vendidas e mais baratas produzidas em Holambra - os crisântemos, as violetas e as kalanchoes. A mostra também tem cores fortes.

Em um dos ambientes, a cortina de corações vazados namora com a estante cor de uva ao fundo, tudo simétrico e corações acompanham copos laranjas de calas no mesmo tom. Do lado oposto, o fundo rosa contrasta com as cadeiras e acessórios. As gloriosas nos vasos compridos podem estar sobre um simples lençol que se mistura ao xadrez alegre do piso.

Na estante abóbora, potes de resina destacam as falenópsis que não tem pudores de fugir dos nichos. Entre os dois ambientes, o sol nascente mistura estes tons num recanto oriental. Você reconhece pelos futons no chão, acompanhando a mesa baixa.

Nos cenários da essência do mundo, há os 4 elementos: a água entre flores azuladas, o marrom da terra que abriga um vulcão de bromélias, o ar envolto em plástico bolha, e as cores hipnotizantes do fogo.

Mais adiante, a raça humana se desenha em cores e traços diferentes. Não há uma só pessoa igual a outra, pelo menos por dentro.

A mostra começou a ser pensada por Jan van der Boon há 6 meses, quando, como sempre, o mundo não estava fácil. A Expoflora termina com o aconchego do sonho da casinha branca, a floreira na janela, as relações do bem na parede das lembranças. E com uma homenagem ao documentário “A Marcha dos Pinguins” de Luc Jaquet, uma história de resistência e companheirismo que nos lembra que tem vida a ser respeitada, inclusive nos lugares mais inóspitos do planeta. O mundo não fica só no nosso umbigo.

A Expoflora fica em Holambra, no km 140 da Rodovia Campinas Mogi-Mirim. A exposição está aberta de quinta a domingo, das 9h às 19h, até 23 de setembro. Os ingressos custam R$ 22.

2 comentários:

Sildelane V. M. disse...

achei lindas essas rosas quando passou na tv ..pena q cara de mais ><..nossa
essa exposição ta linda d++
bjs t++

Andréa Brelaz disse...

Oi! Sil

Também achei muito belas e nessas cores chamam a atenção de qualquer um.

Pena é não ter uma exposição desse nível aqui no Nordeste, mas precisamente no Recife/PE (com preços + acessíveis, lógico).

Beijos