sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Talento de Crystal do Espírito Santo

Crystal entre os cantores Zezé Di Camargo e Luciano
Pernambuco vem se mostrando celeiro de grandes talentos musicais. Depois de exemplos como o da pianista Priscilla Dantas, de 16 anos, que está na contagem regressiva para estudar música nos Estados Unidos, e do violinista Júlio Carlos, 15, que há 3 meses partiu para a Academia de Música de Varsóvia e vai realizar o sonho de tocar em uma orquestra filarmônica da Europa, o Brasil descobre o dom da pequena Crystal do Espírito Santo, que aos 10 anos impressionou todo mundo com o som que suas pequenas mãos conseguem arrancar de um piano.
A garota ficou conhecida nacionalmente após tocar para uma plateia de 4.200 pessoas, em um show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, e realizar o sonho de ganhar um piano dos artistas. O acontecimento rendeu matérias no programa Fantástico, veiculadas nos 2 últimos domingos na Rede Globo. Não por coincidência, todos os exemplos supracitados dão lição de que o talento não escolhe classe social. Priscila Dantas é moradora de um bairro pobre de Olinda, Júlio Carlos vivia em uma das mais perigosas favelas do Estado, o Coque, e nas mesmas condições vive Crystal, residente numa invasão num bairro de Jaboatão dos Guararapes.Assim como aconteceu com os outros, a professora de piano Janete Florêncio afirma: “Tenho certeza de que o problema financeiro não será impedimento para Crystal. No caso dela, a música sublima todas as adversidades”. Tanto Janete quanto a professora de piano da menina, Joana Darc Florêncio, foram de grande ajuda para Crystal. Uma bolsa de estudos no conservatório Musicale, no Recife, oferecido pelas docentes, foi o pontapé inicial para que a carreira da menina deslanchasse. Antes da fama acontecer, as professoras se sensibilizaram com o fato de a garota, dona de um grande talento, não ter um bom piano para estudar. Deram início a uma campanha para arrecadar verba e comprar o instrumento. “Como ela já ganhou o piano, a campanha continua para oferecer melhores condições de moradia para a menina e sua família”, disse Janete.
O DOM DE CRYSTAL
Tristeza e alegria não têm prazo para começar nem acabar. Enquanto a roda do tempo gira, elas se revezam. Há exatamente 1 ano, a menina Crystal do Espírito Santo, hoje conhecida nacionalmente por tocar piano, recebeu a notícia que desestruturou toda a família. O pai, Carlos Alberto da Silva, 55 anos, havia sido demitido do emprego de vigilante. Foi o início de uma jornada difícil. E o tempo passou nessa pisada até a reviravolta acontecer. Por causa da música. Por causa do dom.
Crystal agradece a Deus por tudo que vem acontecendo na vida dela desde o início de dezembro deste ano, quando brilhou no Fantástico e mostrou seu talento ao piano. Ela conseguiu ganhar um instrumento novo, viajou e conheceu outros músicos. Conquistou corações com seu jeito simples. O xodó com o pai ficou mais forte. Os mais novos sonhos de Crystal são conseguir emprego para o pai e ajudar a comprar uma casa para a família. "Quero alcançar tudo isso através da música", deseja a menina.
Seu Carlos nunca deixou de levar a menina às aulas de música. Juntos, pegaram muitos ônibus e andaram quilômetros, sem desistir do sonho. "O pai acreditou no dom de Crystal quando ninguém ainda acreditava", conta a diretora da escola Musicale, Janete Florêncio, onde a menina estuda atualmente, com os professores Joana Florêncio e Edson Magalhães Bandeira de Mello.
 UM "CRISTAL" EM LAPIDAÇÃO
Há pessoas que parecem ter nascido de almas prontas para a arte, até mesmo sendo crianças. E Crystal do Espírito Santo é uma dessas. A menina de 10 anos que encantou o país depois de aparecer no programa Fantástico da Rede Globo por 2 vezes, fazendo poesia com as mãos e tocando piano como uma virtuose (aquela que domina uma técnica de arte), está pronta para brilhar, como diz seu próprio nome. No dia 11 deste mês, na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, ela teve um encontro inesquecível com o "Pelé do piano", Arthur Moreira Lima, e no dia seguinte ela apresentou-se no Centro Cultural Pe. Bragança, um casarão próximo à capela da Universidade Católica de Pernambuco. O concerto seria feito inicialmente para que pudesse comprar um instrumento. Mas, como ela já ganhou um de presente da dupla Zezé de Camargo e Luciano, a renda será guardada para que possa alcançar um outro sonho: comprar uma casa para os pais.
Crystal viajou a Minas Gerais na noite de quarta-feira depois de receber um convite repentino para conhecer ofamoso pianista, que ficou encantado com seu dom de expressar a música. Ela agora está conhecendo um mundo novo, aberta a possibilidades e encantos. Como diz o poeta Fernando Pessoa, viajar é ser outro constantemente, ir em frente, ir a seguir. Mas, a volta da garota é certa e ela ainda mora numa vila fruto de uma invasão em Jaboatão dos Guararapes, uma casa de 20 metros quadrados, localizada na Rua Campo Grande. "Meu sonho agora é comprar uma casa para minha família e arrumar um emprego para o meu pai", disse a menina, mostrando como o pai, Carlos Alberto, é importante em sua vida. Foi ele quem introduziu o gosto musical na família e investiu no talento de Crystal, mesmo sabendo que o piano não era um instrumento barato e de fácil acesso.
A menina falou ao Diario por telefone antes de se encontrar com Arthur Moreira Lima e receber uma aula vip do pianista no caminhão-teatro onde ele costuma percorrer o país e se apresentar para públicos diversos. Crystal não conhecia o trabalho de Arthur, mas estava ansiosapara vê-lo: "Estou ansiosa, porque sou um pouco tímida. Mas eu sinto uma sensação maravilhosa quando estou tocando. A música que eu mais gosto é Fantasia Improviso, de Frédéric Chopin. Foi ela que meu pai me apresentou, que me abriu as portas e me ajudou em toda minha vida", declarou
 

4 comentários:

Marlos Magalhães Porto disse...

Importante o destaque dado em seu blog a essa talentosa pernambucana.

Edson Lopes disse...

Lindo o talento de pessoas simples que impressionam pela garra e determinação de busca do reconhecimento.

regis bone disse...

essa garota toca muito .
sou musico e ja pude acompanha o trabalho dela.
graças a DEUS alguem reconheceu e deu apoio para ela .

Anônimo disse...

Eu quis postar sobre algo assim na minha página e você me deu uma idéia. Cheers.