domingo, 25 de outubro de 2009

Cinderela é a nova paixão nacional!


Um curso de iniciação teatral com Carlos Gomes do Espírito Santo, no Centro de Cultura e Arte da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), em 1984. Isso foi o suficiente para o ator e diretor pernambucano Jeison Wallace encontrar o caminho profissional. O intérprete da personagem Cinderela, há 18 anos, traz consigo uma veia cômica, um gestual tipicamente pernambucano e um suingue adquirido no subúrbio de Afogados, local onde cresceu.

A gata borralheira mais animada do Estado estreou na TV Jornal em 2004. Inicialmente, com uma participação de 15 minutos no programa Muito mais apresentado, na época, por Beto Café. Desde então, caiu no gosto popular, passando a ser um programa diário de 30 minutos chamado de Papeiro da Cinderela.

No programa, quadros satirizam apresentadores da própria emissora como, por exemplo, o chef Wellington, do Sabor da gente, com o personagem chef Ureiéllington, no Que djilícia, e a Engraçadinha Araújo, uma homenagem ao talento da âncora do TV Jornal meio dia, Graça Araújo. O PQP (Pense o que pensar) é outro quadro de sucesso do Papeiro, como Cantando no chuveiro, Banho real, Pegadinha da Cinderela, Escolinha da Cinderela e o Tá valendo.

“Acredito que fomos conseguindo espaço por causa do trabalho, que é feito com os pés no chão”, destaca Jeison Wallace. Para o ator, o sucesso se dá por ele falar a linguagem do povo. “Nós atores somos observadores natos, guardamos na memória e incorporamos. Sempre as pessoas me param na rua e falam que tem uma filha que diz ‘Oxe! Mainha’ ou que a Cinderela é a cara de alguma empregada delas. Isso é o bacana do trabalho, pois a identificação é real”, comenta. Sobre a criação da personagem, Jeison ressalta que basta olhar os trejeitos dos pernambucanos: “Temos muitas manias que ficam engraçadas”.

Com o sucesso e a identificação do público, Cinderela anuncia produtos de consumo para a dona de casa, emprestando a marca consagrada dela para lã de aço, feijão, produtos de limpeza, ovo de páscoa e outros.
As frases e os bordões de Cinderela são repetidos até por crianças. Um dos dele, o “bate peitinho”, virou hit e mania no programa Pânico na TV e ganhou as ruas do Brasil em pouco tempo. A dupla Silvio e Vesgo não identificou a autoria da expressão, o que causou certa polêmica. “Quando a brincadeira surgiu, eles colocaram os créditos, mas, de uma hora para outra, desvincularam o bordão”, lembra Jeison.


Essa polêmica fez com que a apresentadora Eliana o chamasse para participar do novo programa dela no SBT. “Fui apresentado a Eliana na época que ela vinha ao Recife e milhares de crianças acompanhavam o trio elétrico que comandava em Boa Viagem. Cantei junto e depois ela foi assistir a minha peça, que estava em cartaz. Com toda essa história do ‘bate peitinho’ vindo à tona, ela quis que eu fizesse parte do programa”, diz o ator.

A identificação com a personagem também foi grande no Brasil. Cinderela agradou tanto que, na primeira participação, em 06 de setembro, o programa Eliana liderou a audiência por quase uma hora e a personagem participa da revista eletrônica desde então. “A produção fez algumas pesquisas sobre humoristas e chegamos ao nome de Jeison Wallace”, pontua o diretor do programa, Marcio Lima. Ele comenta, também, que Cinderela possui um humor irreverente e as crianças gostam, por este motivo a personagem faz parte do quadro Criança show. “O casamento foi perfeito: Jeison é um ótimo ator, um comediante muito bom e tem sacadas muito rápidas. A resposta no Ibope, em São Paulo, foi tão rápida que decidimos exibir outros quadros do programa de Cinderela, como o Tá valendo.” Segundo Jeison Wallace, o Tá valendo é um sucesso por causa da participação direta do povo. “Não sabemos do que as pessoas são capazes de fazer por R$ 10. O quadro mostra exatamente isso. Constatamos, com a gravação em São Paulo, que não só os pernambucanos topam a brincadeira, mas os brasileiros de uma forma geral”, diz.

A diretora geral do Eliana, Leonor Correa, salienta que o humor é fundamental em programas de auditório, principalmente no domingo, já que todos querem se divertir. “O humor nordestino tem características próprias, um pouco circense, sempre pra cima, sem ofender, sempre com alegria para todas as idades. O grande diferencial está em quem faz a Cinderela, Jeison Wallace, além de grande profissional, é humilde e super dedicado”, enfatiza. Ela lembra, também, que São Paulo é feita de muitos nordestinos e todos querem matar saudades do sotaque e da terrinha.

O sucesso da participação da personagem é tão grande que a produção do Eliana se deslocou de São Paulo para gravar quadros no Recife. A equipe do SBT filmou cenas na praia de Boa Viagem e no VII Festival Nacional do Bode, no município de Sertânia. Os quadros gravados em Sertânia vão ao ar hoje. “Nosso plano é que ela (Cinderela) continue com a gente sempre, começou junto e com pé direito. Que a sorte de um faça bem ao outro, porque competência, talento, profissionalismo e dedicação, Jeison Wallace tem de sobra”, afirma Leonor Correa.

Para manter o sucesso e conquistar voos cada vez mais altos, o ator pernambucano diz que é preciso amadurecimento. “São 25 anos de carreira com trabalho árduo e o reconhecimento surgiu por causa das sementes que plantei. Agora é a hora de colher os frutos”, finaliza.O bordão ‘PEITINHO’ é meu”, diz Cinderela.

Conhecido em todo o Nordeste por sua irreverência e criatividade, Jeison Wallace, que vive a personagem Cinderela no programa “Papeiro da Cinderela”, da TV Jornal/SBT Pernambuco, reivindica para si a autoria do bordão “peitinho”, divulgado nacionalmente pela dupla Silvio e Vesgo no programa “Pânico na TV!”.

Em entrevista, Jeison Wallace repetiu o velho ditado “na TV nada se cria, tudo se copia” e garante: “Meu objetivo não é processar o Pânico muito menos brigar com os humoristas“. O comediante quer apenas deixar claro que o bordão “Peitinho” é usado por ele há mais de 5 anos em Pernambuco. “O Nordeste todo já conhecia”, diz Jeison Wallace. O bordão “Peitinho” foi lançado nacionalmente pelo “Pânico na TV” e ganhou as ruas do Brasil em pouco tempo.

Rodrigo Scarpa, o repórter Vesgo do programa, disse ao jornal O Dia que a ideia teria partido de “uma pessoa” que pregou a peça neles em uma cobertura no Nordeste. A pessoa a qual o repórter Vesgo se refere é Cinderela, e o evento em questão é o Baile dos Artistas de Recife. “Meus fãs pedem para eu processar, mas esse não é o meu objetivo. Esse tipo de atitude é baixo demais“, completou. E mais: “Quando Vesgo e Silvio começaram a usar o bordão, eles colocavam uma imagem de Cinderela, creditando a brincadeira. De uma hora para outra a imagem foi desvinculada”,  disse Jeison Wallace.

No mês de maio o jornal Extra publicou matéria acusando a dupla Vesgo e Sílvio de plágio. A publicação disse que a brincadeira é uma imitação, de fato, e que o repórter Vesgo copiou. bordão é um fenômeno nacional. Já virou funk e remixagens no YouTube. Ceará, que interpreta Silvio Santos no Pânico, comentou o caso: “Quando fomos a Recife para realizar a cobertura do Baile dos Artistas, Cinderela fez essa brincadeira conosco [Vesgo e Silvio] e nós passamos para frente aqui em São Paulo. Mas confirmo que o bordão é ideia da Cinderela“.

Cinderela é um fenômeno de público no Nordeste há mais de 18 anos. Ela traz para uma casa de espetáculos pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar num teatro.

Cinderela alçou voos muito maiores, pois além de suas peças vistas e comentadas por milhares de espectadores em todo Brasil, já virou diversas teses de mestrado, virou biografia de livro, e há 5 anos ganhou seu próprio programa de televisão na TV Jornal (SBT) de Pernambuco, onde diariamente na hora do almoço é vice líder no horário chegando a ser primeiro lugar na audiência. Virou CDs de sucesso, produtos de consumo pra dona de casa – emprestando sua marca consagrada em lã de aço, feijão, produtos de limpeza, ovo de páscoa e outros.

Foi destaque no Domingo Legal do Gugu e apresentou vários links ao vivo direto para o Teleton (SBT) em 2008. As suas frases e bordões são repetidos até por crianças muito pequenas. Um dos bordões criados por Cinderela, o “bate peitinho”, virou hit e mania em 2009 no programa Pânico na TV. Vários espetáculos fazem parte da lista de sucessos de Jeison Wallace, tanto atuando, como escrevendo e dirigindo. O principal deles foi “Cinderela – A Estória que sua mãe não contou”, que permaneceu 9 anos em cartaz.

Fonte: JC on line

2 comentários:

desenhodecara disse...

SOU FÃ INCONDICIONAL DO JEISON WALLACE E DA CINDERELA.

SORTE SAÚDE E SUCESSO

SÓ FICO TRISTE PORQUE ELE NUNCA MAIS VEIO FAZER SHOW EM ARACAJU, NUNCA PERDI MUMA APRESENTAÇÃO. JÁ VIAGEI ALGUMAS VEZES PARA RECIFE SÓ PARA VER SHOWS DE CINDERELA.

ABRAÇOS, PAULO JR. (ARACAJU-SE)

Andréa Brelaz disse...

Oi, Paulo!

Seja bem vindo ao meu blog!

Também gosto e admiro muito o Jeison Wallace e o personagem dele 'Cinderela'.

Podemos vê-lo no SBT no programa de Eliane aos domingos.

Obrigada pela sua visita e volte sempre!

Abraços! :-)