quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eclipse solar + longo do século 21

Milhões de asiáticos olharam para o céu na manhã de hoje para ver o dia repentinamente se transformar em noite, no mais longo eclipse total do Sol previsto para este século. O fenômeno começou pela Índia pouco depois do amanhecer e foi visível em grande parte do continente asiático antes de completar seu trânsito pelo sul do Japão e terminar no Oceano Pacífico. Em algumas partes da Ásia, o eclipse durou quase 7 minutos.As manifestações em relação ao fenômeno foram as mais diversas.

Em Xangai, chineses lançaram fogos de artifício e dançaram para celebrar o eclipse. Em uma ilha do norte do Japão, animais confusos pararam de pastar e retornaram a seus celeiros, provavelmente acreditando que já era noite.

Diversas pessoas se trancaram em casa, temerosas de que o raro fenômeno celeste representasse um mau presságio.

O eclipse também fez ao menos uma vítima: na Índia, uma mulher foi esmagada quando uma multidão se aglomerou às margens do Rio Ganges para observar o fenômeno.
Trata-se do mais longo eclipse total desde 11 de julho de 1991, quando um fenômeno celeste similar se estendeu por quase 7 minutos e foi visível do Havaí à América do Sul. Não haverá nenhum outro eclipse tão longo quanto o de hoje antes de 2132.
Um eclipse solar total cobriu de sombras nesta quarta-feira uma estreita faixa da Ásia, onde centenas de milhões de pessoas viram o céu escurecer, embora em alguns lugares as espessas nuvens de verão tenham bloqueado a imagem.

Este eclipse total, o mais longo do século 21, projetou-se sobre os países mais populosos do mundo, a China e a Índia, durante o seu percurso ao longo de metade do planeta. Ele era visível em um corredor de aproximadamente 250 quilômetros de largura, segundo a Nasa.

Na Índia, onde há muitas superstições ligadas a eclipses, as pessoas se aglomeraram nos becos da antiga cidade sagrada hindu de Varanasi e aproveitaram para mergulhar no Ganges, o que supostamente as liberta do ciclo de vida e morte. Entoando hinos hindus, milhares de homens, mulheres e crianças entravam nas águas com as mãos postas e rezavam na hora em que o sol ressurgiu em meio ao céu nublado.
De acordo com a Nasa, a duração máxima do eclipse foi de 6 minutos e 39 segundos, sobre o Pacífico. Um outro mais longo do que este deve acontecer só em 13 de junho de 2132, de acordo com o site da agência espacial norte-americana.

Fonte: UOL e Estadão

Nenhum comentário: