domingo, 12 de julho de 2009

Castelo do Torres - Pesqueira (PE)

O comerciante Edvonaldo Torres, 47 anos, construiu um castelo ao longo de 20 anos, na cidade de Pesqueira (PE). A construção passa dos 2 mil metros quadrados e tem cerca de 40 metros de altura. São 2 grandes salas, que se dividem em 2 andares da casa e cerca de 6 quartos para abigar apenas 1 casal.

A mulher de Torres, Kaline Cavalcanti, de 39 anos, ainda não sabe descrever com precisão os cômodos da casa. "Acho que são 6 quartos, eu acredito, mas não pergunte o número de banheiros", disse ela, enquanto analisava a planta do castelo. Só ao redor da piscina são mais de 40 leões de concreto e outras estátuas de diversos animais no jardim.

O endereço do castelo é a cidade de Pesqueira, que tem pouco mais de 66 mil habitantes e se orgulha de ser considerada pacata, com os tradicionais pontos turísticos de um município do interior como a praça, o coreto, mas também por abrigar o "Castelo do Torres".

A obra foi construída ao redor de uma antiga casa do comerciante. Não há um projeto preliminar, apenas reconstruções feitas para ampliar a residência anterior. "Comecei a construção há 20 anos. Fui parando e recomeçando conforme minhas condições financeiras e psicológicas. Talvez ainda demore uns 10 anos para concluir o trabalho. Não sei ao certo se chegarei a terminá-la, pois cansa, desanima e até dá vontade de desistir, mas eu gosto desta casa."

Torres disse que gosta mais dos minaretes ao estilo de Gaudi. "Os vizinhos são todos meus amigos, talvez por isso não reclamem. Mas tenho consciência que minha construção incomoda muita gente, afinal de contas, são 20 anos de poeira e barulho, além do constante fluxo de curiosos atraídos pelo estilo diferente da arquitetura."

O comerciante disse que a rua onde está o castelo, que é residencial, perdeu um pouco em privacidade depois que começou a erguer a obra. "O principal motivo do meu arrependimento é o terreno que escolhi para fazer o castelo. Infelizmente não dá mais para recomeçar em outro lugar. Eu quis esse estilo para chamar a atenção, provocar impacto visual, criar um ponto turístico para a cidade de Pesqueira."

Torres afirmou que chega a se arrepender do castelo que construiu. "Apesar de não ter sido uma ideia bem pensada, o objetivo era atrair pelas formas exóticas e talvez criar um cartão postal. Não sei o que ainda falta para terminar, nem quando vou terminar."

Ele disse que o castelo chega a ter vida própria. "Virou uma mania e uma obsessão. Acho que vou morrer sem concluir a obra. Eu não me contento apenas em olhar a construção. Preciso participar como pedreiro, ajudante e até jardineiro. Este é o prazer maior. Funciona como terapia, lazer."

Concorrência parlamentar

Torres disse que seu castelo é "fichinha" perto do castelo da família do deputado federal Edmar Moreira, que tem mármore por toda a parte - inclusive nos banheiros e na sauna. São 36 suítes, e uma delas ocupa 3 andares de uma torre. Há piscinas, lago e jardins.

"O castelo do deputado é imenso e suntuoso. Foi concebido para ser um hotel de alto luxo e com pretensões faraônicas. É outro mundo. Quanto ao comparativo com minha construção, ela sequer merece ser chamada de castelo. Nem mesmo o estilo", disse o comerciante.

Torres disse que tem dificuldade de fazer os filhos ficarem no imóvel. "Os meus filhos não se interessam muito pela construção. Não sei se digo felizmente ou infelizmente. Hoje eles estão totalmente ligados nas coisas do tempo deles."

Fonte: G1

20 comentários:

jafa disse...

Edvonaldo, eu sou pesqueirense, faz 47 anos que moro em Guarulhos,o seu castelo é maravilhoso,ainda bem que você construiu essa maravilha, com sertesa esse é o mais lindo cartão postal da cidade, comtoda serteza vai ficar na história,
parabens.

José feitosa.

edyy disse...

ola boa noite pra vcs estou em santo andre sp mas sou de pesqueira sai dai com 5 anos de idade ese castelo e lindo um orgulho pra cidade parabens, ainda vou ai pra ve de perto tenho parentes ai minha irma neide e otors abraçss

Unknown disse...

Eu sou Rosangela de Recife fui em Pesqueira só para ver essa linda obra.que esse castelo.o mais lindo de Pernambuco.Tirei bastante fotos fiquei em cantanda.adoreiiiiiiiiiiiiiiii!

Fabi disse...

Edvonaldo, parabéns pelo seu castelo. Eu o conheci semana passada e fiquei impressionada. Ele pode não ter estilo definido, não ter sido planejado, seus filhos podem não curtir ficar nele...mas ele é fantástico, lindo, inusitado. Parece uma mirafgem na paisagem. Se vc gosta e curte é o que importa. Tirei muitas fotos pra mostrar aos meus amigos, sou de Recife e fiquei muito orgulhosa. Abraço. Fabiana

Unknown disse...

Ednoaldo, grande ideia , seu castelo é lindo e original o luxo não é tudo. Meu pai nasceu em Sanharó, mas grande parte da infancia passou ai em Pesqueira, sou da familia Lopes Torres e Teotonio de Lim, acho que somos parentes. nunca desista de seus sonhos, força. abraços Edna Torres

Pandora disse...

Já visitei Pesquera e não acredito que não fui vê esse castelo, as histórias sobre ele se multiplicam... Adorei a postagem!!!

Anônimo disse...

sou de caruaru e ja fui ai
me senti fora do brasil este castelo e lindo parabens ao dono pela contruçao do mesmo

Maria Eduarda Morais disse...

E mt legal (parece)n conheço ainda mais deve ser legal e quero conhecer um dia!!BEIJOS:)"

Anônimo disse...

This place is crazy I love it!!.Having lived and worked in Pesqueira in the mid 80s at the "Seminario"as an agronomist I had to come back from England to see this myself and it was worth the effort.And I am amazed at how Pesqueira has developed for the better.

Naijan disse...

Minha mãe nasceu em Pesqueira e saiu de lá com 10 anos, em maio de 2011 ela foi visitar a cidade e visitou o castelo e até filmou. Ela diz que achou tudo muito lindo.

Lene Caruaru -PE disse...

Sr. Torres parabéns fiquei encantada com seu belissimo trabalho,seu castelo é sim, um cartão postal, é um ponto turistico, não só da sua cidade mas, para todos os pernambucos e não se compara com o do Sr. Deputado Edmar, jamais... pelo que me informei o Sr. é muito querido e respeitado e sua obra é do seu proprio esforço, o que me faz lembra outra pessoa que tenhe um bom gosto e já fez a sua história em vida RICARDO BRENNAND sua obra e a dele é imortal.

ISABEL disse...

LINDO! TIVE A OPORTUNIDADE DE VER DE PERTO E ATÉ DE ENTRAR É MUITO LINDO E DIFERENTE.

jose aurelio nogueira disse...

Caro amigo.
O castelo do deputado, pode ser mais caro e maior. Mas o seu é mais lindo.
Seu castelo emana arte e bom gosto,ví de vislumbre em um vídeo a escultura de um cavalo e acho que você tem um gosto incrível para a arte. Vá em frente; não desista termine o seu sonho , não permita que invejosos o desanime. Aliás o castelo lhe faz bem, você está jovem e com aparência de atleta.Nunca sequer, havia ouvido falar em Pesqueira, tomei conhecimento de Pesqueira graças ao seu catelo. O povo desta cidade devia aplaudí-lo de pé, pois estás trazendo dinheiro e emprego para eles.

Ana disse...

Edvonaldo, também sou de Pesqueira de certo q jamais se lembrará de mim, pois já faz quase dez anos q sai de Pesqueira para morar em Caruaru ! Quero te dizer q vi a reportagem na TV Record e fiquei muito orgulhosa de vc d de minha cidade natal, depois q saí daí foi q me dei conta do quanto amo este lugar ! Fiquei mesmo maravilhada com sua obra, ela é linda ,impecável e com certeza está trazendo algo de muito bom para nossa terra, q é um maravilhoso ponto turístico, e isso é muito bom para a cidade. Na reportagem vc diz q tem hora q pensa em desistir, mas quero te dizer q jamais ´podemos desistir dos nossos sonhos e esse seu sonho , não traz benefício apenas para vc , traz para toda a cidade e nosso povo . Sonho este q não só o monumento , mas vc também com certeza ficará na história de nossa cidade . Por favor , por vc e por todos nós , não desista desta maravilha , continue realizando seu sonho e o nosso também !! Quero q este castelo fique para um dia eu poder levar meu filhos , seus filhos , e seus netos para conhecer a tua história e desda maravilha também !! Muito obrigado por fazer por nossa cidade o q político nenhum jamais se prontificou a fazer !!Caso deseje pode entrar em contato , ficaria muito feliz !!

PTB SÃO LOURENÇO DA MATA disse...

Admirável Castelo, já tinha ido em Pesqueira, mas nem sabia que havia este castelo. É muito bonito mesmo. Parabéns, ele lindo, inclusive ta ficando mais lindo ainda. Eu vi que você está construindo mais e mais mesmo. Visitei recentemente. Só conhecia um castelo no interior que é um castelo que é para Recepções. Que é bonito, mas o seu me desculpe, é mais bonito ainda. Pena que a vizinhança construiu muitas casas e que acaba atrapalhando o visual um pouco desta bela obra. Sim, tem uma coisa no castelo que não combina com a arquitetura desenvolvida nele. É uma caixa d'água Brasilit que tem no alto do castelo, e ao que me parece serve d jarro de plantas. Apenas ele atrapalha este castelo.

TONINHO GUEDES disse...

Admirável Castelo, já tinha ido em Pesqueira, mas nem sabia que havia este castelo. É muito bonito mesmo. Parabéns, ele lindo, inclusive ta ficando mais lindo ainda. Eu vi que você está construindo mais e mais mesmo. Visitei recentemente. Só conhecia um castelo no interior que é um castelo que é para Recepções. Que é bonito, mas o seu me desculpe, é mais bonito ainda. Pena que a vizinhança construiu muitas casas e que acaba atrapalhando o visual um pouco desta bela obra. Sim, tem uma coisa no castelo que não combina com a arquitetura desenvolvida nele. É uma caixa d'água Brasilit que tem no alto do castelo, e ao que me parece serve d jarro de plantas. Apenas ele atrapalha este castelo.

TONINHO GUEDES disse...

Admirável Castelo, já tinha ido em Pesqueira, mas nem sabia que havia este castelo. É muito bonito mesmo. Parabéns, ele lindo, inclusive ta ficando mais lindo ainda. Eu vi que você está construindo mais e mais mesmo. Visitei recentemente. Só conhecia um castelo no interior que é um castelo que é para Recepções. Que é bonito, mas o seu me desculpe, é mais bonito ainda. Pena que a vizinhança construiu muitas casas e que acaba atrapalhando o visual um pouco desta bela obra. Sim, tem uma coisa no castelo que não combina com a arquitetura desenvolvida nele. É uma caixa d'água Brasilit que tem no alto do castelo, e ao que me parece serve d jarro de plantas. Apenas ele atrapalha este castelo.

Anônimo disse...

sou nathalia tenho 16 anos sou neta e filha de pesqueirences ja fui entrei tirei varias fotos amei pra falar a verdade agora perguntinha por quento me venderia???

Anônimo disse...

sou motorista de caminhão,e viajo pelo interior de pernambuco e sempre que passo em PESQUEIRA fico encantado com seu castelo.Parabéns!!!!!é realmente muito lindo.Gostaria muito de poder conhecer de perto.(Josué Pedro)

Anônimo disse...

SOU ANA PAULA E ACHEI
INCRIVEL.SOU DE RECIFE E TENHO 2 LINDAS FILHAS QUE ADORA CONTO DE FADAS E QUANDO EU FALAEI PRA ELAS QUE EXISTIA DE VERDADE UM CASTELO ELAS FICARMA MARAVILHADAS.CONCERTEZA VOU VOLTA LÁ E LEVA AS MINHAS PRINCESAS PARA O SEU CASTELO.PARABENS