quinta-feira, 28 de maio de 2009

No fundo do mar

Mais um rebocador é afundado no litoral recifense com o objetivo de estimular o fluxo de turistas mergulhadores na cidade, considerada a Capital do Mergulho em Naufrágios pela exuberante vida marinha, água transparente com média de 20m de visibilidade, água quente com média de 28º de temperatura, além da grande quantidade de naufrágios mergulháveis.Os trabalhos estão sendo realizados esta manhã pela Associação das Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco (AEMPE), em parceria com as universidades UFPE e UFRPE e empresa de rebocadores Wilson Sons. O rebocador, doado pela empresa Wilson Sons para AEMPE, e será o 8º naufrágio artificial do Recife e o 10º em Pernambuco (os outros 2 em Serrambi). A expectativa é que em poucos dias o Walsa esteja povoado por peixes e demais animais marinhos.
Em maio de 2006 a AEMPE afundou 3 rebocadores (Taurus, Saveiros e Mercúrius) iniciando a criação do Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco PNAPE). Todos os afundamentos foram feitos com autorização da Marinha, IBAMA e CPRH. Em 2006 o naufrágio Mercúrius ficou fechado para turismo de mergulho, com acesso exclusivo para os pesquisadores das universidades UFPE e UFRPE coordenados pelo Professor Fábio Hazin.
Este ano além das autorizações da Marinha e CPRH, teremos a primeira Licença Ambiental emitida com essa finalidade pelo IBAMA de acordo com a nova Instrução Normativa nº 125/2006. Nos demais afundamentos foram emitidos apenas autorizações mas sempre dentro dos critérios técnicos exigidos.
Pioneirismo - Não existe no Brasil nenhum programa para criação de recifes artificiais com navios como o da capital pernambucana, que tem a maior quantidade de navios afundados exclusivamente para o turismo de mergulho e pesquisas científicas. No estado de Pernambuco são mais de 200 afundamentos, a maioria não localizados, desmatelados ou enterrados. Desses, pouco mais de 30 são visitados com regularidade para turismo de mergulho.
Temos recebido mergulhadores de diversos estado do Brasil e de outros países. Em sua maioria ficam um média 3 dias mergulhando e em muitos casos vem a a finalidade exclusiva de mergulhar ficando 5 dias no recife.Confira a relação dos naufrágios artificiais e ano de afundamento:

1998: Marte (Serrambi)
1999: Gonçalo Coelho (Serrambi)
2002: Servemar X, Minuano e Lupus (Recife)
2004: Servemar (Recife)
2006: Taurus, Saveiros e Mercúrius (Recife)

Nenhum comentário: